36.3 C
Rondonópolis
quarta-feira, 27 agosto - 15:52
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSP coloca em pauta Mamãe Tarifa Zero e expansão da malha cicloviária...

SP coloca em pauta Mamãe Tarifa Zero e expansão da malha cicloviária em reunião do CMTT


Secretaria de Mobilidade Urbana convoca conselheiros e população para a 80ª reunião do Conselho de Trânsito e Transporte, marcada para 29 de agosto, com debates sobre benefícios sociais e mobilidade ativa

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte de São Paulo convocou para a próxima sexta-feira, 29 de agosto de 2025, a 80ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT).

O encontro será realizado de forma remota, pela plataforma Microsoft Teams, das 9h às 12h, e será aberto a todos os interessados.

Na pauta, dois temas de destaque:

Mamãe Tarifa Zero – o programa garante transporte gratuito em ônibus municipais para responsáveis por crianças de 0 a 4 anos matriculadas em creches públicas da cidade. Para ter acesso ao benefício, a família precisa estar cadastrada no CadÚnico, residir a mais de 1,5 km da creche, não utilizar o Transporte Escolar Gratuito (TEG) e não possuir outro Bilhete Único Especial ativo. O benefício é concedido por meio de um cartão personalizado, em nome da criança, que dá direito a viagens de ida e volta à creche, com até quatro embarques no período de duas horas. O investimento anual estimado é de R$ 38 milhões e a meta inicial da prefeitura era atender cerca de 15 mil famílias, mas até julho de 2025 apenas 3 mil bilhetes haviam sido entregues. O programa já viabilizou 137 mil viagens gratuitas, correspondendo a aproximadamente R$ 1,3 milhão em créditos subsidiados. A apresentação será feita por Eduardo Castellani Gomes dos Reis, gerente de Avaliação da Mobilidade e Experiência do Usuário.

Consolidação do Planejamento Cicloviário – atualmente, São Paulo possui cerca de 771 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, além de mais de 7,4 mil vagas em bicicletários. O Plano Cicloviário da cidade prevê a expansão para 1.000 km até 2028, com a construção de 233 km adicionais e manutenção de outros 150 km já existentes. O objetivo é ampliar a integração da bicicleta à rede de transporte e promover mobilidade sustentável. A apresentação será feita por Dawton Gaia, da Assessoria Técnica da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT).

O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte é instância de participação social que reúne representantes do poder público, sociedade civil e especialistas, com o objetivo de discutir e acompanhar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana da capital.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments