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SPTrans detalha escopo técnico de futura licitação para manutenção viária em consulta pública


Obras de tapa buraco na faixa de ônibus da Radial Leste. Foto Divulgação SPTrans

Serviços incluem corredores, vias elevadas e superficiais do Expresso Tiradentes, demais vias usadas pelo sistema, e potenciais novos corredores

ALEXANDRE PELEGI

A São Paulo Transporte S/A (SPTrans) abriu a Consulta Pública nº 001/2025 para receber contribuições que subsidiarão o Edital de uma futura licitação. O objeto da contratação são os serviços de manutenção do pavimento, guias, sarjetas, bocas de lobo e demais serviços complementares em vias de interesse do serviço de transporte coletivo público de passageiros na cidade de São Paulo. Os documentos da minuta do Edital e seus Anexos, incluindo o Termo de Referência (Anexo II), estão disponíveis no site da SPTrans.

A licitação será do tipo menor preço, na forma eletrônica, com modo de disputa fechado e regime de execução por empreitada por preços unitários.

Detalhes do Objeto e Escopo (Conforme Termo de Referência – Anexo II):

O escopo dos serviços abrange as vias de interesse do transporte coletivo, incluindo corredores, vias elevadas e superficiais do Expresso Tiradentes, demais vias usadas pelo sistema, e potenciais novos corredores. Os serviços de manutenção são definidos como o conjunto de ações para preservar ou melhorar as características técnicas e operacionais das vias.

O Termo de Referência detalha os principais problemas/defeitos a serem tratados:

Pavimento Flexível: Fissuração, desagregação, desgaste, exsudação, panelas (buracos), remendos (superficiais ou profundos).

Pavimento Rígido: Alçamento de placas, fissuras (canto, placa dividida, lineares, de retração plástica, superficiais), escalonamento nas juntas, falha na selagem das juntas, desnível pavimento-sarjeta, grandes/pequenos reparos, bombeamento, quebras localizadas, esborcinamento (canto, aresta, juntas), assentamento, buracos.

Guias, Sarjetas e New Jersey: Trincas nas juntas sarjeta/pavimento, sarjetas danificadas, trincas transversais, guias deslocadas/desalinhadas/afundadas, New Jersey danificado.

Calçadas: Danos não especificados detalhadamente na minuta, mas citados no escopo.

Drenagem: Problemas nas bocas de lobo, boca de leão, galerias, bueiros, drenos.

Correção Geométrica: Inclui realocação de guias/sarjetas, construção de novas vias, pavimentação (flexível ou rígida), implantação de sinalização horizontal.

Sinalização: Desgastes, deficiência de refletorização, elementos desprendidos ou quebrados (faixas, segregadores, tachas, tachões, prismas, balizadores, sonorizador).

Interferência Emergencial: Implantação/remoção/realocação de mobiliário urbano, postes, dutos, caixas de passagem, bases, elementos arbóreos, infraestrutura de sinalização vertical.

Paisagismo: Manutenção de jardins, remoção e poda arbórea.

Os serviços previstos incluem manutenção corretiva e preventiva.

A manutenção corretiva é reativa e busca restaurar ou alterar uma situação degradada. Inclui:

Tapa-buracos (pavimento flexível/rígido): Limitado a áreas de até 99 m². A metodologia envolve isolamento e sinalização da área, corte delimitando a área danificada, remoção do material, limpeza, aplicação de material complementar (se necessário), pintura de ligação, aplicação e compactação de concreto asfáltico, e limpeza final. A temperatura da mistura asfáltica deve ser > 120ºC. O acabamento deve harmonizar com o pavimento existente. A liberação para tráfego é feita após resfriamento ou autorização da fiscalização. É necessário registro em planilha de controle. Serviços urgentes (O.S. “Imediato”) devem iniciar em no máximo 12 horas.

Fresagem e Recapes (pavimento flexível): Para áreas maiores que 100 m². Inclui fresagem (removendo concreto asfáltico), limpeza, aplicação de camadas de Binder (6 cm) e revestimento (CBUQ 5 cm). Envolve sinalização, demolição/recomposição de guias/sarjetas, drenagem, acessibilidade, recomposição de laços detectores e sinalização horizontal, limpeza e controles tecnológicos. O material fresado deve ser removido para locais pré-estabelecidos/autorizados. A sinalização horizontal deve ser refeita após a obra civil.

Reparos Profundos (pavimento flexível/rígido): Envolve remoção de camadas inferiores danificadas e sua reconstrução. Metodologia inclui sinalização, delimitação/corte da área, remoção do material, limpeza total da caixa, reconstituição da base (com compactação cuidadosa), aplicação de emulsão impermeabilizante/ligante nas paredes e superfície, reconstituição do pavimento em subcamadas (pavimento flexível) ou com concreto (pavimento rígido), e limpeza final. Para pavimento rígido, a concretagem parcial da placa não é admitida, devendo ser refeita se constatado. A resistência do concreto para liberação ao tráfego deve ser verificada. Danos a ligações domiciliares, drenagem ou mobiliário urbano durante o reparo devem ser corrigidos/repostos.

Manutenção de Guias, Sarjetas, Sarjetões e New Jersey: Inclui remoção de material danificado da sarjeta e base, reconstituição da base (com BGTC com 4% de cimento, 15 cm de espessura), aplicação de imprimação, posicionamento/assentamento de guias, execução de sarjeta/sarjetão com concreto, adensamento, cura úmida (mínimo 48 horas), e liberação para tráfego pesado após 3 dias. Envolve sinalização e verificação de interferências. As áreas recuperadas devem ter uniformidade com o entorno.

Manutenção de Drenagem: Inclui desobstrução, limpeza, reposição de grelhas e tampas, recomposição/reparação de estruturas de drenagem. Especificamente, para Boca de Leão, instalação com grelha articulada seguindo NBR 10160.

Manutenção de Sinalização: Repintura/reaplicação, substituição de elementos danificados/sem refletividade (tachas, catadioptricos, sonorizador, balizadores). Deve seguir manuais da CET e CONTRAN. Utiliza materiais como termoplástico e tinta acrílica, com microesferas de vidro para retrorefletividade. A aplicação requer limpeza e, por vezes, pré-marcação, com liberação ao tráfego após secagem/resfriamento.

Manutenção de Calçadas e Acessibilidade: Restauração de calçadas e plataformas, com implantação obrigatória de acessibilidade em requalificações, incluindo piso tátil (seguindo ABNT 9050/2020).

A manutenção preventiva é um programa estratégico para retardar a deterioração e reduzir a necessidade de reparos maiores. Os serviços são executados com base no planejamento da SPTrans, estudos ou inspeções. O período de execução preferencial é noturno (22h às 5h), mas pode ser diurno (10h às 16h) se autorizado e com mínima interferência. As diretrizes incluem obter liberação da CET, seguir projetos de sinalização e desvio de tráfego, e manter a área limpa ao final do turno.

O processo eletrônico ocorre na plataforma http://www.licitacoes-e.com.br. As propostas são sigilosas até a data e hora de abertura (definidas no Edital). O valor estimado da contratação é sigiloso. A sessão pública eletrônica envolve divulgação das propostas, avaliação pela CPL, desclassificação por vícios ou inexequibilidade (preço inferior a 70% da média/orçamento). Pode haver negociação com o primeiro colocado e diligências para sanear dúvidas.

A empresa vencedora será convocada a assinar o contrato em até 5 dias úteis, mediante apresentação de documentos como planilhas revisadas e comprovação de inexistência de registros no CADIN Municipal de São Paulo, que impede a celebração do contrato e pagamentos. O contrato terá vigência de 30 meses a partir da primeira Ordem de Serviço Principal.

A garantia de execução contratual de 5% do valor do contrato deve ser apresentada em até 10 dias úteis após a celebração, com validade de 180 dias além da vigência contratual. As modalidades aceitas são seguro-garantia (Setor Público) ou fiança bancária. A garantia pode ser usada para cobrir multas ou encargos trabalhistas/fiscais em caso de inadimplência.

As críticas e sugestões à minuta devem ser enviadas por escrito e com justificativa, mediante protocolo ou e-mail, até 04 de junho de 2025.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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