Publicado em: 24 de junho de 2025
Edital para contratação de empresas especializadas na coleta de dados foi publicado nesta terça-feira (24); objetivo é aferir atendimento do serviço de ônibus na capital paulista; outra empresa será contratada para supervisionar os trabalhos da pesquisa
ALEXANDRE PELEGI
A São Paulo Transporte S/A (SPTrans), gerenciadora do sistema de transportes coletivos da cidade de São Paulo, comunicou nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, a abertura da licitação nº 007/2025, na modalidade Pregão Eletrônico, pelo tipo menor preço, com o objetivo de contratar empresas especializadas para a realização da coleta de dados presencial para a pesquisa de satisfação dos usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de São Paulo – 2025.
A sessão pública para recebimento e abertura das propostas, bem como o início da disputa de preços (Pregão), está agendada para 17 de julho de 2025, a partir das 10h (horário oficial de Brasília – DF), por meio da página eletrônica .
O objetivo principal é a prestação de serviços especializados de coleta de dados presencial, utilizando um sistema eletrônico centralizado de controle de produtividade e gravação de áudio das entrevistas. A pesquisa será aplicada por meio de questionário eletrônico fornecido pela SPTrans a uma amostra definida de usuários habituais das linhas de ônibus da cidade de São Paulo.
Os dados coletados permitirão aferir a satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados pelas concessionárias dos grupos Estrutural, Local de Articulação Regional e Local de Distribuição.
Outra licitação foi anunciada para supervisionar os trabalhos de coleta dos dados.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO
A pesquisa de satisfação dos usuários é realizada anualmente desde 2013, e seus resultados contribuem para identificar o desempenho dos atributos do serviço e promover ajustes e melhorias na gestão e prestação dos serviços.
A amostra total da pesquisa será de 8.000 questionários válidos, divididos em três lotes, sendo que cada empresa contratada será responsável por um único conjunto de lotes de entrevistas:
Lote 1 – Conjunto A (Grupo Estrutural): 2.250 entrevistas.
Lote 2 – Conjunto B (Grupo Local de Articulação Regional): 2.500 entrevistas.
Lote 3 – Conjunto C (Grupo Local de Distribuição): 3.250 entrevistas.
As entrevistas deverão ser aplicadas em Terminais da SPTrans, linhas municipais contratadas e, eventualmente, em pontos de parada, por meio de dispositivo móvel com conexão à internet. A aplicação dos questionários deverá obedecer a prescrições como controle da amostra por usuários habituais, horários de pico, linhas específicas, perfil de sexo e faixa etária, e distribuição pelos dias úteis da semana.
Os principais fatores de satisfação a serem pesquisados incluem: utilidade dos ônibus, conforto dos veículos, rapidez da viagem, segurança pessoal e de viagem, confiança de chegar ao destino, regularidade no cumprimento dos horários, cobrança da passagem, passagem e Bilhete Único, atendimento, comunicação e cuidados com o meio ambiente. O questionário terá aproximadamente 100 perguntas fechadas.
As empresas contratadas deverão manter uma equipe técnica qualificada, composta por Supervisor Geral, Chefe de Qualidade, Analista de Tecnologia da Informação (TI), Analista Técnico de Pesquisa, Supervisor de Campo, Verificador/Codificador e Entrevistador. É obrigatório que o Supervisor Geral pertença ao quadro permanente de pessoal da empresa.
O valor estimado da contratação é sigiloso.
Todas as informações e produtos oriundos da contratação são confidenciais, e as empresas contratadas não têm autorização para utilizá-los ou repassá-los a terceiros, devendo realizar a exclusão total dos dados ao término do contrato, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nº 13.709/18. As partes se comprometem a adotar medidas técnicas e administrativas preventivas e eficazes para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e outras violações.
O prazo total de vigência do contrato será de 6 (seis) meses. O prazo de execução dos trabalhos é de 50 dias úteis, dividido em: 5 dias úteis para planejamento, 35 dias úteis para execução da coleta de dados e consolidação parcial, e 10 dias úteis para consolidação final do Banco de Dados e de Gravações.
LICITAÇÃO ABERTA PARA SUPERVISÃO TÉCNICA DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO
A SPTrans tornou pública também na data de hoje, a licitação nº 008/2025, na modalidade Pregão Eletrônico e do tipo menor preço, para a realização da supervisão técnica de coleta de dados presencial para a pesquisa de satisfação dos usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de São Paulo – 2025.
A sessão pública para recebimento e abertura das propostas, bem como o início da disputa de preços (Pregão), está marcada para 17 de julho de 2025, a partir das 14h, e será realizada por meio da página eletrônica .
A supervisão técnica é considerada um instrumento “imperioso” para garantir a confiabilidade de todo o processo, permitindo que os dados sejam auditados, uma vez que seu resultado final comporá a remuneração das concessionárias de transporte.
A empresa contratada para a supervisão técnica será responsável por coordenar as atividades das empresas coletoras de dados. É importante ressaltar que as empresas contratadas para realizar a coleta de dados (Licitação nº 007/2025) não poderão disputar este certame de supervisão técnica, e vice-versa, para evitar o acúmulo de incumbências de produção e fiscalização.
Os interessados podem obter o edital e seus anexos gratuitamente nos sites e http://www.sptrans.com.br, na seção “LICITAÇÕES”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes