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SPTrans publica aditamentos assinados que permitem que veículos com mais de 10 anos de uso possam continuar em circulação até o fim do ano


Como mostrou o Diário do Transporte, cidade possui 2.711 ônibus nesta situação; empresas com maior quantidade de veículos antigos são Metrópole Paulista, com 421 coletivos, e Transunião, com 212

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) de São Paulo, por meio da sua Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), publicou nesta segunda-feira, 27 de janeiro de 2025, dois termos de aditamento aos contratos de concessão de serviço de transporte coletivo público de passageiros assinados com todas as empresas que operam no transporte coletivo da capital paulista.

Os documentos são o 10º Termo de Aditamento e 13º Termo de Aditamento aos contratos de concessão.

O Diário do Transporte trouxe esse assunto em primeira mão no dia 27 de dezembro de 2024, quando a Prefeitura de São Paulo, por despacho do então Secretário Executivo de Transporte e Mobilidade – SETRAM, Gilmar Pereira Miranda, autorizou novos aditamentos aos contratos de concessão do sistema de transporte coletivo, especificamente quanto à renovação da frota de ônibus da cidade. Relembre:

SPTrans adia renovação da frota e permite ônibus com 13 anos. Assim: veículos com mais de 10 anos de uso poderão continuar em circulação até 2025

Principais pontos dos aditamentos:

Prorrogação do uso de veículos mais antigos: A operação de minibuses dos modelos 2015/2016/2017 e veículos de 2012/2013/2014 está excepcionalmente permitida até o final de 2025.

Inspeções: As regras de vistorias excepcionais para os minibuses com mais de sete anos e demais veículos com mais de dez anos serão mantidas, conforme procedimentos da SPTrans.

Reserva técnica: Os minibuses com mais de sete anos e demais veículos com mais de dez anos devem ser preferencialmente utilizados como reserva técnica.

2.711 ÔNIBUS EM CIRCULAÇÃO TÊM DEZ ANOS OU MAIS

Em matéria exclusiva publicada na quinta-feira (23), mostrou que enquanto a cidade de São Paulo encontra dificuldades para renovação de frota por causa de entraves, a eletrificação dos ônibus como a infraestrutura ainda não condizente para necessidade a quantidade de ônibus com dez anos ou mais em circulação tem aumentado.

Dados exclusivos levantados junto à SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema, apontam que são 2.711 veículos nesta situação.

A frota total de ônibus da capital paulista é composta por 13 mil coletivos, o que significa que 20,8% dos veículos têm mais de dez anos de fabricação.

O aditivo contratual assinado entre as operadoras e a SPTrans tem permitido ampliar a idade. Desde 17 de outubro de 2022, as viações não podem mais comprar ônibus movidos a óleo diesel. Porém, a eletrificação tem sido lenta.

Ônibus do tipo padrão, midi, básico e articulados podem agora rodar até 13 anos de fabricação. Já os tipo mini ou micro até 10 anos. Os elétricos, inclusive os trólebus, são permitidos até 18 anos.

Ainda de acordo com a SPTrans, as empresas que mais renovaram a frota entre 2023 e 2024 são, respectivamente, a Sambaíba, na Zona Norte, com 315, e a Allibus Transportes, com 205, na Zona Leste.

Nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2025, prefeito Ricardo Nunes faz a apresentação de 100 ônibus novos elétricos.

Leia a matéria na íntegra:

Cidade de São Paulo possui 2.711 ônibus com dez anos ou mais em circulação

VEJA COMO EXEMPLO ADITAMENTOS ASSINADOS COM A TRANSWOLFF (SOB INTERVENÇÃO):

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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