Publicado em: 28 de novembro de 2025

Paralisação atinge contrato de R$ 379,4 milhões; documento não apresenta qualquer justificativa oficial
ALEXANDRE PELEGI
A São Paulo Transporte, gerenciadora do transporte coletivo da capital paulista, suspendeu a execução do contrato relativo ao desenvolvimento do projeto executivo e à execução das obras do Lote 1, Trecho 2 do Corredor Norte–Sul. O ato foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 28 de novembro de 2025.
O Termo de Suspensão, assinado em 1º de outubro, determina a interrupção por 240 dias, com início retroativo em 1º de maio de 2025, afetando integralmente o escopo previsto no contrato original. O lote sob responsabilidade do consórcio havia sido adjudicado por quase R$ 380 milhões (R$ 379.462.138,58) na fase licitatória concluída em abril de 2024.
O texto do termo não traz qualquer explicação para a medida. As cláusulas estabelecem apenas a suspensão dos serviços pelo prazo determinado, reforçando que todas as demais condições contratuais permanecem integralmente válidas e sem alterações.
O Trecho 2 do Corredor Norte–Sul compreende duas configurações operacionais. A primeira, com cerca de 9 km entre o Terminal Bandeira e a Avenida Bandeirantes, adota paradas em canteiro central com duas plataformas por sentido e faixas de ultrapassagem. A segunda, com 4,7 km ao longo da Avenida Washington Luís, entre a Bandeirantes e a Avenida Interlagos, utiliza paradas junto à calçada, plataforma única por sentido e também faixas de ultrapassagem. O desenho atende a um dos eixos de maior fluxo da capital, conectando o Centro às regiões Sul e Sudoeste.
A concorrência de 2024 selecionou dois grupos para executar as etapas do Trecho 2.
O Lote 01 ficou a cargo do Consórcio Norte Sul, formado por FBS Construção Civil e Pavimentação, Compec Galasso Engenharia e Construções e Construtora Madri, por R$ 339.849.287,04. Já o Lote 1 — agora suspenso — foi adjudicado ao Consórcio Corredor Norte Sul JRC, composto por Jofege Pavimentação e Construção, REP Engenharia e Serviços e Construbase Engenharia.
O traçado previsto prevê, no sentido Centro–Zona Sul, o deslocamento do Terminal Bandeira pela Avenida 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Avenida Bandeirantes, continuando pela Washington Luís até a Avenida Interlagos. No sentido inverso, o percurso retorna pela mesma formação viária até o Terminal Bandeira, reforçando a natureza estruturante do corredor para o transporte coletivo paulistano.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


