Publicado em: 14 de maio de 2025
Nova funcionalidade digital começa pela Central do Brasil e será implementada em outros pontos da malha ferroviária
ARTHUR FERRARI
Usuários dos trens operados pela SuperVia, no Rio de Janeiro (RJ), já podem utilizar o QR Code como forma de pagamento da tarifa. A tecnologia está disponível inicialmente na estação Central do Brasil, com previsão de expansão para Maracanã e Engenho de Dentro.
O recurso, acessado por meio do aplicativo Riocard Mais, permite a geração de um código diretamente no celular. Para utilizá-lo, é necessário estar conectado à internet e possuir saldo suficiente no Cartão Digital. A funcionalidade é compatível com os sistemas Android e iOS.
Segundo a SuperVia, o objetivo é simplificar o processo de embarque e reduzir filas nas bilheterias. “A chegada do pagamento via QR Code à SuperVia representa um avanço importante na modernização do nosso sistema. Estamos sempre atentos às inovações que tragam mais agilidade, segurança e praticidade para os nossos passageiros. Essa nova opção de pagamento oferece mais autonomia ao cliente e contribui para a redução das filas nas bilheterias. Iniciamos o projeto na estação Central do Brasil e, agora, estamos ampliando para as estações Maracanã e Engenho de Dentro, reforçando nosso compromisso com a melhoria contínua do serviço prestado”, afirmou Wanderley Junior, gerente de Arrecadação e Bilhetagem Eletrônica da empresa.
Melissa Sartori, gerente de Produto e Marketing da Riocard Mais, complementa: “O lançamento do QR Code é mais uma iniciativa que facilita e torna prático o acesso ao transporte público. É um serviço inovador que atende aos desejos de nossos clientes e operadores, além de ajudar a reduzir o uso do dinheiro em espécie, o que é mais seguro para todos”.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte