Publicado em: 8 de outubro de 2025
Concessionária contabilizou 72 peças retiradas do sistema por criminosos
ARTHUR FERRARI
Técnicos da SuperVia concluíram que o furto de 72 placas de fixação dos trilhos provocou o descarrilamento de um trem nas proximidades da estação Mercadão de Madureira, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), na tarde de segunda-feira, 6 de outubro de 2025, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre
Atendimento entre estações Rocha Miranda e Costa Barros, no Rio de Janeiro, é paralisado após descarrilamento de trem da SuperVia na tarde desta segunda-feira (06)
De acordo com a concessionária, desde o incidente equipes foram mantidas em operação contínua para restabelecer o funcionamento do sistema. Os trabalhos foram concluídos na noite desta terça-feira (7) e incluíram retirada da estrutura metálica que caiu sobre o trem, remoção do veículo acidentado, recuperação da linha férrea, reinstalação das placas furtadas, substituição de postes da rede aérea e lançamento de novos cabos.
Com os reparos finalizados, os trens do ramal Belford Roxo voltaram a operar normalmente, com intervalo médio de 22 minutos entre as composições.
As placas de fixação são componentes metálicos instalados nos dormentes, responsáveis por manter os trilhos alinhados e firmes, garantindo segurança e estabilidade à via permanente. A ausência dessas peças pode comprometer o equilíbrio da estrutura e provocar acidentes graves, como o ocorrido nesta semana.
O caso foi registrado como notícia-crime na 29ª Delegacia de Polícia (Madureira) e será investigado pela Polícia Civil.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte