Estão definidos os finalistas da NBA Cup 2025: New York Knicks e San Antonio Spurs disputarão o título inédito na próxima terça-feira (16), às 22h30 (de Brasília), na T-Moblie Arena, em Las Vegas.
Ambas as equipes tiveram duelos bem equilibrados na semifinal, mas avançaram para a decisão com domínio sobre os adversários na reta final e sem nenhum grande desfalque.
A configuração garantiu que a NBA Cup terá um campeão inédito, visto que nenhum dos finalistas sequer tinha jogado uma final da competição nas edições anteriores. Mais do que isso, a disputa reacende a busca por títulos dos dois times, há tempos longe de decisões. Especialmente os Knicks, que não disputam a final da NBA desde 1999 e não vencem um título desde 1973. Já os Spurs venceram pela última vez há 11 anos, em 2014.
Brunson decide mais uma vez
Na partida de abertura das semifinais, os Knicks venceram o Orlando Magic por 120 x 132. O primeiro período foi bem equilibrado, com as duas equipes alternando a liderança a todo momento, até que New York conseguiu abrir vantagem de dez pontos antes do intervalo.
O Magic ainda respondeu bem na volta dos vestiários, especialmente com Paolo Banchero, que embora não tenha tido um bom aproveitamento do perímetro, conseguiu atacar o garrafão com eficiência. Mas logo os Knicks retomaram o controle do jogo, baseados no trio Jalen Brunson, autor de 40 pontos no jogo, Karl-Anthony Towns e Og Anunoby, que combinaram para 47 pontos no segundo tempo.
Sem Franz Wagner, lesionado, e com um Desmond Bane encaixotado pela defesa dos Knicks, o Magic ainda viu Jalen Suggs, destaque do time no primeiro tempo, jogar pouco na reta final, também por conta de uma lesão. No fim, mesmo com bons momentos do calouro Jase Richardson, a subida já era grande demais, e os Knicks confirmaram a classificação com bom aproveitamento nos lances livres nos minutos finais.
Wemby mostra nível de MVP, e Spurs estragam início quase perfeito do Thunder, que sucumbe à ‘maldição’
24 vitórias e apenas uma derrota nos primeiros 25 jogos. A arrancada inicial do Oklahoma City Thunder na temporada é a melhor da história da NBA, ao lado do Golden State Warriors de 2015-16. Mesmo assim, os Spurs conseguiram dar um banho de água fria em OKC e avançaram para a final da competição.
Mas não parecia que seria esse o cenário quando o jogo começou. O Thunder foi implacável no primeiro período e logo abriu uma vantagem de 12 pontos, que subiria para 16 na segunda parcial. Victor Wembanyama, que voltava de lesão após 12 jogos afastado, começou no banco e só entrou no segundo quarto.
1:50
Wembanyama volta em alto nível, domina o Thunder e classifica os Spurs para a final da NBA Cup
Veja a NBA pela ESPN no Plano Premium do #DisneyPlus
Só que tão logo o francês entrou em quadra, ficou claro que o ritmo do jogo seria outro com ele no quinteto de San Antonio. Wemby dominou o garrafão nos dois lados da quadra e ainda contribuiu como criador de algumas posses dos Spurs. Logo na volta do intervalo os texanos viraram o jogo pela primeira vez. O trio De’Aaron Fox, Stephon Castle, Dylan Harper, além do ala Devin Vassell, subiram de produção ao lado do pivô, diminuíram o número de erros e travaram o jogo de transição do Thunder.
Os times alternaram de liderança diversas vezes no último período, levando o jogo para um final alucinante. Embora o último minuto tenha sido anticlimático, com as duas equipes levando os adversários para a linha do lance livre rapidamente, os Spurs garantiram uma vitória inesperada, mas contundente.
Até agora, todos os jogos da NBA Cup contaram para a temporada regular. Mas a final na terça-feira, será um jogo extra para Knicks e Spurs.
Nas duas edições da NBA Cup até então, tivemos campeões diferentes: os Lakers ficaram com o título em 2023, após vencerem os Pacers, e em 2024, os Bucks superaram o Thunder e saíram com o caneco.


