23.7 C
Rondonópolis
quarta-feira, 14 janeiro - 09:34
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSuspensa proibição do tráfego de ônibus fretados, inclusive de “sacoleiros”, pela Ponte...

Suspensa proibição do tráfego de ônibus fretados, inclusive de “sacoleiros”, pela Ponte da Amizade, entre Brasil e Paraguai


Medida entraria em vigor na segunda-feira (19). Houve reação do setor de turismo e haverá nova reunião entre os dois governos

ADAMO BAZANI

Foi suspensa a proibição do tráfego de ônibus de fretamento eventual e turismo, incluindo os chamados de “sacoleiros”, pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai.

A medida entraria em vigor na segunda-feira, 19 de janeiro de 2026.

Houve reação do setor de turismo e haverá nova reunião entre os dois governos, de acordo com nota da Receita Federal do Brasil.

Ainda de acordo com a Receita brasileira, o pedido partiu do governo paraguaio e, até nova reunião, que ainda será marcada, o tráfego de ônibus fretados continua permitido pela Ponte da Amizade.

 “Em razão de solicitação da Delegação do Paraguai, será realizada, na próxima semana, reunião com o objetivo de deliberar sobre as novas modalidades de trânsito na Ponte da Integração … considerando a convocação dessa reunião, fica suspensa, até nova deliberação, a implementação da segunda fase de operação da Ponte da Integração, relativa à circulação de ônibus fretados”.

A proposta inicial era obrigar os ônibus de fretamento a trafegar pela Ponte da Integração e somente das 19h às 07h.

A Ponte da Amizade recebe por dia cerca cem mil pessoas e 45 mil veículos. No dia 22 de dezembro de 2025, temporada de compras de Natal em Ciudad del Este, 2.957 ônibus saíram do Brasil em direção ao Paraguai, de acordo com a Receita Federal.

A mudança estava prevista na segunda fase da abertura progressiva da Ponte da Integração, que passa sobre o rio Paraná, e faz a ligação entre Presidente Franco, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no lado brasileiro da fronteira. A Ponte da Integração foi inaugurada em 19 de dezembro de 2025, e tem uma estrutura estaiada de 760 metros de extensão, com um vão-livre de 470 metros. A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países, incluindo R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional. A Ponte da Integração chegou a ser inaugurada em dezembro de 2022, mas ficou três anos sem movimentação devido a entraves operacionais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments