32.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, 15 maio - 13:27
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesSuzano (SP) e Governo do Estado firmam convênio para obras de melhoria...

Suzano (SP) e Governo do Estado firmam convênio para obras de melhoria no entorno de estações da Linha 11-Coral da CPTM


Reprodução Google Maps

Medida faz parte do projeto do Lote Alto Tietê, cujo objetivo é a concessão patrocinada da prestação do serviço de transporte de passageiros das Linhas 11, 12 e 13

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de Suzano e o Governo do Estado de São Paulo assinaram, em 13 de novembro de 2024, um convênio para a realização de obras de implantação, melhoramentos e requalificação no entorno das estações da Linha 11-Coral, no trecho que abrange o município.

O convênio, que faz parte do projeto do Lote Alto Tietê, tem como objetivo a concessão patrocinada da prestação do serviço público de transporte de passageiros sobre trilhos das Linhas 11, 12 e 13 do Estado de São Paulo. O documento autoriza o Estado a executar obras de ampliação e melhoramento, direta ou indiretamente, inclusive por meio de concessão de serviços públicos à iniciativa privada.

O convênio tem duração de cinco anos, a partir da data de sua assinatura, com validade a partir da publicação do extrato no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Apesar de prever a execução de obras, o convênio não possui um valor orçamentário definido.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 24 de outubro deste ano o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, confirmou o convênio de concessão da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente compreende o trecho entre as estações Estudantes, em Mogi das Cruzes; e Luz, no centro de São Paulo.

Benini detalhou as mudanças que serão realizadas no transporte sobre trilhos na cidade.

O acordo inclui a extensão da Linha 12-Safira da CPTM até Suzano, a reconstrução de duas passarelas, a readequação da Avenida Brasil e a modernização da infraestrutura ferroviária no município.

A extensão da Linha 12-Safira até Suzano (atualmente ela circula entre as estações Calmon Viana, em Poá; e Brás, na capital paulista) prevê a reconstrução de duas passarelas – uma na Vila Maria de Maggi e outra no Jardim Miriam – e a readequação da avenida Brasil, que segue paralelamente à via ferroviária em praticamente todo o trecho que corresponde à extensão. Estão incluídas na concessão a modernização de via permanente, da rede aérea, da sinalização e do Centro de Controle Operacional (CCO) na cidade.

ENTORNO DA ESTAÇÃO SUZANO DA LINHA 11

Benini adiantou que a ideia da CPTM é promover também readequações no entorno da Estação Suzano, da Linha 11, incluindo ampliação de calçada, implantação e adequação de guias rebaixadas, rotas táteis, além de repintura da sinalização horizontal”.

A expectativa com o projeto é reduzir o intervalo entre os trens em Suzano dos atuais 7:05 minutos para 3 minutos, ampliar o número de pessoas atendidas diariamente para 50 mil e melhorar o conforto e segurança, tanto dos passageiros nas imediações da estação, quanto dos pedestres nos trechos que sofrerão reconstrução de passarelas.

Justificando os investimentos, o secretário Benini destacou o crescimento que a cidade vem apresentando nos últimos anos. “Estamos falando de mais de R$ 460 milhões em Suzano, da diminuição do tempo de viagem entre os trens da Linha 11 e da Linha 12 chegando na cidade. O município merece, está crescendo bastante por conta do trabalho feito. É investimento e desenvolvimento para Suzano”, ressaltou o titular da SPI.

O convênio de concessão inclui ainda outras mudanças nas linhas 11-Coral e 12-Safira. Para a primeira, o projeto também contemplará passageiros de Suzano com novas estações, incluindo a extensão até Cézar de Souza, em Mogi das Cruzes, e o acréscimo de quatro outras paradas nas regiões leste e central da capital, passando a ter 22 estações com a concessão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments