Publicado em: 13 de maio de 2025
Veículos, que poluem menos que os modelos mais antigos, serão distribuídos entre Santo André, Mauá e Diadema
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A Suzantur anunciou nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, com exclusividade ao Diário do Transporte, a compra única de 101 ônibus zero quilômetro para os sistemas municipais onde opera no ABC Paulista, Grande São Paulo.
Os veículos possuem a motorização que segue as atuais normas de redução de poluentes Euro 6. Para se ter uma ideia, em média, os índices de emissões nestes modelos, são em torno de 75% menores. Os níveis de ruídos também são reduzidos neste padrão.
É um dos maiores investimentos feitos pela empresa em uma rodada única de compra, quase somando R$ 100 milhões.
“Todos os veículos possuem acessibilidade por elevador, bancos especiais demarcados, espaço para cão-guia e cadeira de rodas, tomadas USB para recarga de baterias de celulares, câmeras de monitoramento, instalação pronta para wi-fi e o que existe de moderno” , disse o empresário Claudinei Brogliato, da Suzantur, ao Diário do Transporte. Brogliato foi na manhã desta terça-feira (13) à fábrica da encarroçadora Marcopolo, em São Mateus (ES)
A primeira unidade já está pronta (MAIS ABAIXO, OUTRAS IMAGENS)
“Estes veículos serão entregues por lotes distribuídos entre Santo André, Mauá e Diadema. Na medida que forem chegando às garagens e receberem validadores, equipamentos eletrônicos, emplacamento e passarem pelas vistorias dos órgãos reguladores, já vão ser liberados para prestação de serviços” , disse ao Diário do Transporte, o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco.
Do total de 101 ônibus, 100 são do tipo convencional carroceria Marcopolo modelo Torino com chassis Mercedes-Benz modelo OF-1721 e um é um midibus (micrão) Marcopolo Torino OF 1619, ambos com tecnologia BlueTec 6 para o cumprimento das normas de redução de poluentes.
A distribuição da frota será a seguinte (previsão, podendo haver alterações)
– 50 Mauá (todos convencionais)
– 31 Diadema (30 convencionais e um midi)
– 20 Santo André (todos convencionais)
Os veículos não possuem ar-condicionado, mas contam com um sistema de circulação interna de ar que proporciona um resfriamento. Os pisos são em alumínio escovado antiderrapante.
Todos os ônibus apresentam:
– Dianteira com dois letreiros eletrônicos, um na parte superior para as informações principais da linha e outro no canto direito inferior do parabrisa para informações complementares como número de linha, pontos de referência e tarifa;
– Sistema de circulação interna de ar que gera resfriamento (não é ar-condicionado)
– Três portas à direita;
– Tomadas do tipo USB para recarga de telefones celulares e power bank;
– Vidros de abertura de correr e escurecidos com tratamento para proteção contra a incidência de raios-ultravioletas do sol;
– Câmeras internas e monitor no painel do motorista para visualização do embarque e desembarque;
– Botões de acionamento de portas junto ao câmbio, que ajudam na ergonomia do motorista;
– Sistema multiplex, para auxiliar no controle e monitoramento de funções da carroceria e chassis;
– Acessibilidade por elevador na porta do meio;
– Bancos delimitados na cor amarela para pessoas com mobilidade reduzida (gestantes, idosos, com deficiência, com crianças de colo, em recuperação cirúrgica, em tratamento de fisioterapia, etc);
– Assentos sem divisória para pessoas com obesidade;
– Balaústres em relevo perto de portas para pessoas com limitações visuais;
– Botões de solicitação de parada com inscrições em braile;
– Espaço para cão-guia e/ou cadeira de rodas, com botões de solicitação de parada que emitem um sinal diferenciado para alertar ao motorista a necessidade de auxílio no desembarque;
– Motor dianteiro a diesel padrão Euro 6, que pode reduzir os níveis de ruídos e emitem, em média, 75% menos de poluentes atmosféricos em comparação a tecnologia anterior Euro 5 e 90% menos em comparação ao padrão Euro 3 (no Brasil, não houve a fase do Euro 4);
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari