20.7 C
Rondonópolis
terça-feira, 9 dezembro - 22:58
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTarcísio de Freitas anuncia Metrô para Diadema e conclusão de projeto de...

Tarcísio de Freitas anuncia Metrô para Diadema e conclusão de projeto de engenharia da linha 20 até setembro de 2026


Segundo governador, em Diadema será uma linha nova já que não será possível prolongar a linha 1 e nem o monotrilho da linha 17. NEXT MOBILIDADE confirma também ônibus a bateria para o BRT-ABC, mas E-TROL continua 

ADAMO BAZANI 

Colaborou Arthur Ferrari 

A cidade de Diadema, no ABC Paulista, terá um sistema de trilhos.

A promessa é do governador Tarcísio de Freitas em visita ao município nesta segunda-feira, 08 de dezembro de 2025, durante anúncio de investimentos na área da saúde.

Tarcísio também prometeu que o projeto de engenharia da linha 20 Rosa, planejada para ligar Santo André, também no ABC, a região da Vila Marina, na Lapa, zona Oeste da capital, será concluído até setembro de 2026. Aí será possível lançar a licitação para construção.

Segundo o Governador, no caso dos trilhos em Diadema, será uma linha nova, já que estudos comprovaram ser muito difícil e caro prolongar a linha 1-Azul a partir do Jabaquara e inviável estender o monotrilho da linha 17-Ouro por causa das pilastras deste meio de transporte de menor capacidade diante das características das vias da região.

“Estou tratando com o metrô o estudo, e aí a gente tem que ter toda a paciência com o status de implantação do futuro Metrô Diadema.

A gente hoje está com o projeto de engenharia em execução da linha 20, e dentro do cronograma, então a previsão é que acabe em setembro do ano que vem o projeto de engenharia, a partir daí a gente vai poder licitar a obra do Metrô, a obra da linha 20, que vai conectar o ABC com as linhas de metrô e com o centro da cidade de São Paulo.

Então é uma inspiração nossa fazer o metrô com o ABC, por isso que a gente fez tanta questão de ter um pátio no ABC, isso era fundamental para que a gente pudesse começar. Não tinha sentido começar uma obra de metrô para o ABC começando do lado de Santa Marina. Não, vamos começar pelo ABC.

E aí a gente está determinado a estudar a questão Diadema, então a gente começou a estudar viabilidade da linha 1, do alongamento da linha 4. Tem uma dificuldade de pátio de manobra. Estudamos a questão da linha 17, a gente esbarra na dificuldade de acomodação da estrutura do manobreiro no viário local, e a solução provavelmente vai ser fazer uma linha nova que vai conectar a Diadema, então, a linha 20 ou a própria linha 1.

A partir de agora vamos fazer estudos de viabilidade para transformar isso depois em projeto de engenharia.” – disse Tarcisio de Freitas.

A nova linha de Diadema deve se conectar com a linha 20-Rosa, 1-Azul e o BRT-ABC que deve ser inaugurado até março de 2026.

Sobre o BRT-ABC, o Diário do Transporte mostrou que vai haver mudanças de tecnologia de frota.

O E-Trol, modelo de ônibus que reúne as tecnologias trólebus e baterias vai continuar, mas não será o único. Haverá também ônibus elétricos somente com baterias.

Assim, em vez de 92 E-Trol, serão 72 E-Trol e 20 puros com baterias.

A NEXT MOBILIDADE, empresa responsável pelo BRT-ABC, diz que isso se dá por causa de limitações de infraestrutura da rede de distribuição.

Relembre

NEXT Mobilidade esclarece que E-Trol está garantido no BRT-ABC, mas por causa da rede de distribuição, terá também elétricos puros com baterias

Em 18 km, o BRT ABC vai ligar São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo pelos terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona Sudeste

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments