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Tarifa de ônibus em Caxias do Sul (RS) aumenta para R$ 5,45 em 2025


Em comparação ao exercício atual, reajuste será de R$ 0,55 para pagamentos com o cartão Caxias Urbano, o que representa 11,22% de aumento; Tarifa Verde se mantém em R$ 4,45

ALEXANDRE PELEGI

A partir de 1º de janeiro de 2025, os usuários do transporte coletivo de Caxias do Sul que utilizam o cartão Caxias Urbano pagarão R$ 5,45 pela passagem. O valor atual é de R$ 4,90, o que representa um aumento de R$ 0,55.

A prefeitura informa que 94% dos passageiros utilizam o cartão.

Quem optar por pagar a passagem em dinheiro ou cartão de crédito terá que desembolsar R$ 7,50, contra os atuais R$ 6,70.

A Tarifa Verde, válida entre 9h e 11h e das 14h às 16h, será reajustada para R$ 4,45, somente para quem usa o cartão Caxias Urbano.

Para os usuários do transporte intermunicipal, que atende aos distritos de Fazenda Souza, Loreto, Santa Lúcia do Piaí, São Jorge da Mulada e Vila Oliva, a tarifa será de R$ 10 para quem utiliza o Caxias Urbano. Pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito variam entre R$ 15 e R$ 26,65, dependendo da linha.

A prefeitura ressalta que o aumento poderia ser ainda maior. A tarifa técnica, calculada para garantir o funcionamento do sistema, seria de R$ 7,75 por passageiro.

A isenção de 1% da Taxa de Gerenciamento das Concessões e de Permissões e de 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) permitiu reduzir R$ 0,25 do valor final. Além disso, a prefeitura aprovou subsídios que totalizam R$ 13,8 milhões, o que resultou em um desconto de R$ 2,05 para quem utiliza o cartão.

O subsídio foi aprovado pelos vereadores de Caxias do Sul na manhã desta sexta-feira (13), através de três projetos de lei que tratam de isenção de impostos municipais e subsídios para o transporte coletivo. A proposta, encaminhada pelo Executivo, foi aprovada por maioria nos três casos e integrou a pauta de sessões extraordinárias convocadas pela Câmara na reta final do ano legislativo.

O cálculo da tarifa técnica considerou os aumentos nos preços de insumos como óleo diesel, pneus e carrocerias, além da reoneração da folha salarial da concessionária.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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