Publicado em: 17 de julho de 2025
Linhas 02 e 03 deixam de ser circulares e passam a operar com trajetos radiais
YURI SENA
A Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou novos ajustes no Programa Tarifa Zero, implantado em outubro de 2023.
A partir desta quinta-feira, 17 de julho de 2025, as linhas 02 (Parkshopping/Fórum) e 03 (Barcelona/Santa Maria) passam a operar em formato radial, deixando o modelo circular, com o objetivo de reduzir o tempo de viagem e melhorar a pontualidade dos ônibus gratuitos.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a mudança foi motivada pelo extenso percurso das linhas circulares, que cruzavam até 11 bairros.
Agora, os novos trajetos atenderão, no máximo, cinco bairros, priorizando as regiões de maior demanda.
“A proposta é otimizar os deslocamentos e oferecer um serviço mais rápido e confiável. As alterações priorizam o coletivo e buscam diminuir o tempo de espera nos pontos”, explicou Marcelo Pante, assessor técnico da Semob.
Entenda como ficam as mudanças nas linhas:
Linha 02 – Expresso Parkshopping/Fórum
Com início no Terminal Rodoviário, o trajeto segue o antigo percurso do Circular Gerty, passando por Parkshopping, bairro São José e Jardim São Caetano. Ao chegar ao Fórum, o coletivo retorna pelo trajeto antes percorrido pelo Circular Barcelona, voltando ao Terminal.
Linha 03 – Expresso Barcelona/Santa Maria
Parte do Terminal Rodoviário, segue pela Avenida Goiás, entra no bairro Barcelona e segue até o bairro Santa Maria, onde realiza o retorno próximo à Praça Cesário Migliani. O ponto final deixa de ser na Avenida Teresa Campanella.
Linha 11 – Ligação Fórum/Santa Maria (nova)
A nova linha interliga o Fórum ao bairro Santa Maria, passando pelas ruas Nelly Pelegrino, Boa Vista, Presidente Kennedy, Arlindo Marcheti e Manoel Augusto Ferreirinha, com retorno ao ponto de origem. A proposta é encurtar o tempo de viagem para quem antes utilizava uma linha longa, com muitas paradas. Outras linhas da rede, como a 01, 04, 05, 06, 07 e 10, seguem atendendo a região, oferecendo alternativas aos passageiros.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte