29.2 C
Rondonópolis
sexta-feira, 7 novembro - 09:40
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTecnologia nacional conecta transporte e sustentabilidade na COP30 em Belém

Tecnologia nacional conecta transporte e sustentabilidade na COP30 em Belém


Soluções brasileiras da Bus2 integram frota, dados e passageiros em Belém, tornando o sistema de transporte do evento um laboratório vivo de cidades de baixo carbono

ALEXANDRE PELEGI

O transporte coletivo da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que reúne líderes mundiais na capital paraense, tem um sotaque brasileiro. A Bus2, empresa nacional especializada em tecnologia para mobilidade pública, é a responsável por coordenar os sistemas digitais que conectam motoristas, passageiros e gestores na operação oficial do evento.

Com mais de 200 ônibus e cerca de 1.500 viagens diárias, a estrutura de transporte cobre as Zonas Azul e Verde, que abrigam áreas de acesso oficial e público. A operação utiliza soluções criadas pela Bus2 para monitoramento em tempo real da frota, integração de dados e informação aos passageiros, com o objetivo de reduzir esperas, otimizar trajetos e contribuir para a redução das emissões de carbono.

Mais do que um sistema de transporte, trata-se de uma infraestrutura digital que garante fluidez e previsibilidade à operação”, explica Marco Littig, diretor de Operações da Bus2.

A iniciativa reflete a aposta em tecnologia nacional como ferramenta de sustentabilidade urbana. Ao centralizar informações e conectar múltiplos sistemas, a Bus2 transforma o transporte da COP30 em um modelo de mobilidade inteligente e colaborativa, onde o uso racional de energia e a eficiência operacional caminham juntos.

O aplicativo COP30 – app do passageiro, desenvolvido pela empresa, permite acompanhar horários e rotas em tempo real, melhorando a experiência do usuário e diminuindo o uso de transporte individual. O sistema é também um exemplo de governança digital, ao articular diferentes fornecedores e operadores em uma única plataforma.

“A COP30 é um marco para o mundo — e para nós, uma oportunidade de mostrar o potencial da tecnologia brasileira em conectar informações, pessoas e sistemas de forma ágil e segura”, afirma Gustavo Balieiro, CEO da Bus2.

O trabalho da Bus2 em Belém não é isolado. A empresa vem acumulando experiência em grandes operações — de eventos esportivos a sistemas urbanos complexos — e defende que mobilidade sustentável começa pela eficiência.

Uma operação dessa escala é também um laboratório de políticas públicas. Mostra que é possível coordenar fluxos complexos com inteligência de dados e planejamento local”, completa Balieiro.

A COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro de 2025, e transforma Belém em vitrine global da transição ecológica. A operação comandada pela Bus2 revela como inovação tecnológica e transporte público podem caminhar lado a lado na construção de cidades mais humanas e de baixo carbono.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments