Nesta terça-feira (29/7), com o distanciamento do ciclone que causou ventanias nos últimos dias, as instabilidades diminuem e a massa de ar frio avança pela faixa que abrange a região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Triângulo e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
São esperadas geadas isoladas no Sul do país a partir da próxima madrugada. As ocorrências podem se intensificar na quarta-feira (30/7) na região Sul, mas também passam a ocorrer de forma isolada em áreas do leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul de Mato Grosso do Sul. A capital paulista, por exemplo, vai ter máxima de 18 °C e mínima de 10 °C.
No Centro-Oeste, há possibilidade de pancadas isoladas apenas no centro de Mato Grosso do Sul, mas sem grandes acumulados. Enquanto em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal o tempo permanece quente e seco, com a umidade relativa do ar próxima de 20% durante a tarde. A mesma condição se repete no interior nordestino.
No litoral do Nordeste, a frente fria avança até o sul da Bahia, favorecendo a ocorrência de chuva. Ao longo do litoral, há previsão de chuva mais intensa também entre Maceió e Recife, onde há alerta para temporais.
Na região Norte, a instabilidade se concentra no Acre e no oeste do Amazonas, onde as pancadas de chuva podem ocorrer com moderada a forte intensidade. Em Manaus, a máxima pode chegar a 35 °C, enquanto no extremo oeste, as temperaturas ficam mais amenas devido à maior cobertura de nuvens.

Ventos se afastam e causam queda de temperaturas — Foto: Inmet