18.9 C
Rondonópolis
sexta-feira, 16 maio - 02:08
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTerceiro novo trem comprado pelo Governo do Estado para a Linha 15-Prata...

Terceiro novo trem comprado pelo Governo do Estado para a Linha 15-Prata de monotrilho chega ao Brasil


Foto: Monotrilho Linha 15-Prata – Governo do Estado de São Paulo (meramente ilustrativa)

Composição faz parte de um lote de 19 novos trens para a Zona Leste da capital paulista

YURI SENA

A Linha 15-Prata de monotrilho recebeu um reforço com a chegada de mais um novo trem, nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025. 

A terceira composição, vinda de Xangai, na China, foi desembarcada no Porto de Santos e faz parte de um lote de 19 trens adquiridos pelo Governo do Estado para a Zona Leste da capital paulista. 

A entrega do trem ao Pátio Oratório, no bairro de Itaquera, está prevista para até o final de fevereiro, junto com a segunda composição, que chegou ao Brasil em janeiro.

Esses trens fazem parte de um investimento de R$ 1,4 bilhão e têm como objetivo melhorar a mobilidade e a qualidade do transporte público para os usuários da Linha 15-Prata. 

A próxima etapa após a chegada das composições envolve a liberação aduaneira e o transporte até o Pátio Oratório. Lá, os trens passarão pela montagem final, que deve durar cerca de 20 dias. Durante esse período, os veículos também serão submetidos a testes dinâmicos e estáticos, além da verificação de segurança necessária para sua operação.

O Consórcio CEML, formado pelas empresas Alstom e CRRC, foi o responsável pela encomenda dos trens, bem como pela construção da via da Linha 15-Prata e pela implantação dos sistemas que tornarão os novos trens ainda mais modernos. O quarto trem do lote já foi embarcado e está a caminho do Brasil, com chegada prevista para março de 2025. A entrega das outras composições será realizada gradualmente até 2026.

Esses trens possuem tecnologia de ponta, semelhantes aos que operam no monotrilho, com sete carros interligados por passagem entre eles. 

A frota inclui sistemas avançados de telecomunicações, gestão inteligente de energia, monitoramento por câmeras, iluminação LED e um mapa dinâmico para os passageiros. Outro destaque é o sistema de controle de operação totalmente automatizado, o UTO (Unnattended Train Operation), que permite o funcionamento do trem sem a necessidade de um operador embarcado.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments