18.9 C
Rondonópolis
quinta-feira, 22 maio - 00:58
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTerminal Mercado em Campinas (SP) atinge 94% de aprovação entre usuários após...

Terminal Mercado em Campinas (SP) atinge 94% de aprovação entre usuários após reforma


Pesquisa da Emdec aponta satisfação com segurança e infraestrutura; sugestões incluem mais ônibus e melhorias na cobertura

YURI SENA

Quase um ano após a reabertura do Terminal Mercado, em Campinas, a população demonstra aprovação às melhorias realizadas no local. 

Segundo pesquisa realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), 93,9% dos usuários estão satisfeitos com a nova estrutura do terminal. O levantamento, feito entre os dias 9 e 12 de maio com 228 entrevistados, representa uma amostra de um universo de cerca de 18 mil usuários diários.

Entre os principais pontos positivos destacados pelos usuários estão o aumento da segurança após o fechamento do terminal (15,6%), a ampliação das áreas cobertas (11,6%) e a organização das plataformas (11,6%). No total, 45,2% dos entrevistados destacaram uma satisfação geral com as mudanças.

“Depois de mais de 50 anos, o Terminal Mercado passou por uma grande transformação. Não só de infraestrutura e acessibilidade, mas principalmente de ampliação da segurança. Foram mudanças pensadas para dar mais dignidade e conforto para quem usa o terminal todos os dias”, afirma o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Apesar da aprovação, alguns usuários apontaram sugestões para novas melhorias.

A principal reivindicação, feita por 21,5% dos entrevistados, foi o aumento da oferta de ônibus e a renovação da frota. Também foram mencionadas demandas por melhorias na cobertura (14,4%), na oferta de bancos (10,5%) e em painéis de informações (4,3%).

A pesquisa também revelou que 4,7% dos usuários ainda demonstram dúvidas sobre o modelo de pagamento em duas etapas — sistema implementado para permitir a remuneração correta entre operadores. Embora alguns acreditem estar pagando a tarifa duas vezes, a Emdec esclarece que não há cobrança extra: 80% do valor são pagos nas catracas dos terminais e os 20% restantes, dentro do ônibus.

A transformação do Terminal Mercado aconteceu em duas etapas. A primeira, entre novembro de 2023 e junho de 2024, incluiu a renovação da infraestrutura, ampliação de plataformas, nova sinalização e acessibilidade. Já a segunda fase, realizada entre novembro de 2024 e março de 2025, focou na instalação de novas coberturas e na melhoria das travessias cobertas para pedestres.

As melhorias também beneficiaram os profissionais que atuam no local. A cabine de controle operacional foi ampliada e ganhou vestiários e banheiros. Áreas específicas também foram criadas para equipes de segurança patrimonial e limpeza, garantindo melhores condições de trabalho.

Atualmente, o Terminal Mercado é ponto de operação de 25 linhas municipais e registra mais de 52 mil passagens por dia útil.

A reforma, além de ampliar a capacidade do terminal, elevou a qualidade do serviço oferecido à população, consolidando-se como referência em modernização do transporte público em Campinas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments