Publicado em: 27 de outubro de 2025

Espaço foi totalmente reconstruído e agora conta com acessibilidade, ventilação aprimorada e área ampliada para os usuários
YURI SENA
Os usuários do transporte coletivo em Campinas passam a contar, a partir desta segunda-feira, 27 de outubro de 2025, com novos sanitários no Terminal Mercado. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) concluiu a terceira etapa das obras de revitalização do local, que incluiu a demolição dos antigos banheiros e a construção de uma nova estrutura, mais ampla e acessível.
Com cerca de 65 metros quadrados, os novos sanitários possuem áreas femininas e masculinas, além de espaços adaptados para pessoas com deficiência. O projeto também incluiu a instalação de bancos de concreto e melhorias no sistema de ventilação, antes prejudicado pela estrutura antiga, que era acessada por escadas.
A fase mais recente das obras começou em maio e incluiu ainda a ampliação do piso rígido, a criação de uma nova alça para embarque e desembarque de ônibus e a implantação de uma rampa de acesso para cadeirantes. O investimento foi de R$ 652 mil, oriundo de contrapartida da empresa CSN Anhanguera Incorporadora Imobiliária Ltda.
Além disso, equipes da Emdec concluíram a instalação de piso tátil, paraciclos e melhorias no paisagismo.
O Terminal Mercado, inaugurado em 1970, vem passando por um processo completo de modernização desde 2023. A primeira fase, entregue em junho de 2024, contemplou ampliação e cobertura de plataformas, nova sinalização e reforma da infraestrutura, com investimento superior a R$ 1,4 milhão.
A segunda etapa, finalizada em março deste ano, ampliou as coberturas laterais e melhorou as condições de trabalho para agentes da mobilidade, segurança e limpeza, com novas instalações operacionais.
Atualmente, o terminal é atendido por 26 linhas de ônibus e oito do serviço Corujão, movimentando cerca de 52 mil embarques por dia útil e uma circulação estimada de 18 mil pessoas diariamente.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


