Publicado em: 6 de novembro de 2025

Operacão será encerrada às 19h e passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste sábado, 08 de novembro de 2025, prosseguem os testes com o trem da nova frota que deve circular na Linha 15-Prata de monotrilho a partir do primeiro semestre de 2026. Em razão desta atividade, a operação comercial será encerrada às 19h, mas os passageiros continuarão a ser atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese, que circularão por toda a extensão da linha, de Vila Prudente a Jardim Colonial, até o final do horário comercial.
No domingo (09), a Linha 15-Prata volta a operar normalmente, a partir das 4h40.
Testes da nova Frota S avançam
Até o momento, já foram realizados nos trens da frota S testes de propulsão, freio, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. No momento, estão em andamento os testes de sinalização, etapa essencial para a integração com os demais sistemas da linha.
Na sequência, serão realizados testes de carga, suavidade e conforto, que simulam condições reais de operação e avaliam a interação do trem com a via.
Os resultados obtidos até agora têm sido positivos e dentro das especificações estabelecidas. Sempre que necessário, eventuais ajustes são corrigidos pelo fornecedor e submetidos a novos testes para assegurar a plena conformidade dos sistemas.
Nova frota S contará com 19 composições
De um lote de 19 novos trens comprados pelo Governo do Estado para ampliar a capacidade de transporte da linha, utilizada atualmente por cerca de 150 mil passageiros por dia, doze já foram entregues e encontram-se no Pátio Oratório.
As novas composições da Linha 15-Prata são fabricadas na China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC), e também operam no modo UTO (Unattended Train Operation), sistema automatizado que garante operação segura e eficiente. Os trens possuem ainda monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.
A entrega de todas as 19 composições será concluída até 2026, acompanhando a expansão da Linha 15-Prata até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e JacuPêssego.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


