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TIC Trens, concessionária do Trem Intercidades, recebe aprovação da Artesp para inclusão no Novo PAC


Conselho Diretor dá aval unânime ao Termo de Anuência da Concessionária TIC Trens, abrindo portas para investimentos federais no projeto ferroviário

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou a Deliberação nº 431 que autoriza a emissão de um Termo de Anuência para a Concessionária TIC Trens S.A., oficializando sua participação no Programa Novo PAC – Grandes e Médias Cidades – Setor Privado.

A decisão foi tomada por unanimidade de votos pelo Conselho Diretor da ARTESP.

A Concessionária TIC Trens é a empresa responsável pelo projeto do Trem Intercidades, que visa conectar importantes centros urbanos do estado de São Paulo por meio de uma moderna infraestrutura ferroviária.

Trem Intercidades no Novo PAC

O Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas (Eixo Norte) foi incluído na terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em 11 de agosto de 2023. A notícia, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, traz investimentos significativos: o novo PAC prevê R$ 179,6 bilhões somente para o estado de São Paulo e um total de R$ 1,3 trilhão em todo o Brasil até 2026, abrangendo nove eixos de investimento, entre eles o “Transporte eficiente e sustentável”.

Encabeçado pelo governo do Estado, o projeto do Trem Intercidades ligará a capital paulista a Campinas, percorrendo 101 km em um tempo previsto de 1 hora e 4 minutos. O serviço atenderá não apenas Campinas e São Paulo, mas também as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. Os trens terão capacidade para 800 passageiros e a expectativa é de intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.

O contrato de concessão do  (TIC) Eixo Norte foi assinado com a TIC Trens no dia 29 de maio de 2024 pelo governador Tarcísio de Freitas, em Campinas.

A formalização da concessão com o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos (TIC Trens), composto pela gigante do setor de ônibus Comporte Participações S.A. (60%) e CRRC (HONG KONG) CO. Limited (40%), consolida um investimento estimado de R$ 14,2 bilhões, valor atualizado pelo IPCA em 2024. A previsão é que a conclusão total do empreendimento ocorra em 2031.

Detalhes e Impactos do Trem Intercidades (Eixo Norte):

O projeto do Trem Intercidades engloba três serviços principais:

  1. Trem Expresso (TIC – Trem Intercidades):

    ◦ Extensão: 101 km.

◦ Percurso: Ligará a Barra Funda (São Paulo) a Campinas, com uma parada em Jundiaí. Atenderá também Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.

◦ Tempo de Viagem: 1 hora e 4 minutos.

◦ Velocidade: Média de 95 km/h, podendo atingir até 140 km/h em alguns trechos.

◦ Capacidade: Até 860 passageiros por viagem.

◦ Frequência: Partidas em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.

◦ Tarifa Máxima: R$ 64 para o passageiro (valor médio de R$ 50, com cobrança pelo trecho percorrido).

  1. Trem Intermetropolitano (TIM) ou Parador:

◦ Extensão: 44 km.

◦ Percurso: Conectará Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

◦ Tempo de Deslocamento: Estimado em 33 minutos.

◦ Velocidade Média: Prevista em 80 km/h, superando a média de 56 km/h do metrô.

◦ Capacidade: Poderá transportar 2.048 passageiros em cada trem.

◦ Tarifa Máxima: R$ 15 entre Jundiaí e Campinas, com valores menores entre as cidades intermediárias (tarifa média de R$ 14,05).

  1. Concessão da Linha 7-Rubi da CPTM:

◦ Percurso: Abrange o trecho entre a Barra Funda e Jundiaí.

◦ Extensão: 57 km, com 17 estações.

◦ Investimento: Previsão de R$ 5 bilhões para melhorias dos serviços.

◦ Tarifa: Continuará sendo a mesma das outras linhas de trem e metrô (R$ 5 em 2024).

◦ Passageiros: Estimativa de atendimento a aproximadamente 400 mil pessoas por dia.

Além desses serviços, o projeto contempla a separação dos trens de carga dos trens de passageiros entre a Estação Barra Funda e Jundiaí. Atualmente, a circulação compartilhada limita os horários de carga e afeta a manutenção, mas a construção de uma linha exclusiva para cargas liberará espaço e permitirá a diminuição dos intervalos para passageiros, melhorando a segurança e reduzindo custos de manutenção.

O empreendimento do Trem Intercidades Eixo Norte é projetado para beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos). A rota em Campinas passará pela área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário, essencial para o Plano de Requalificação da Área Central (PRAC) da cidade, o “Nosso Centro”.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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