Publicado em: 3 de setembro de 2025
Conselho Diretor dá aval unânime ao Termo de Anuência da Concessionária TIC Trens, abrindo portas para investimentos federais no projeto ferroviário
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou a Deliberação nº 431 que autoriza a emissão de um Termo de Anuência para a Concessionária TIC Trens S.A., oficializando sua participação no Programa Novo PAC – Grandes e Médias Cidades – Setor Privado.
A decisão foi tomada por unanimidade de votos pelo Conselho Diretor da ARTESP.
A Concessionária TIC Trens é a empresa responsável pelo projeto do Trem Intercidades, que visa conectar importantes centros urbanos do estado de São Paulo por meio de uma moderna infraestrutura ferroviária.
Trem Intercidades no Novo PAC
O Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas (Eixo Norte) foi incluído na terceira edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado pelo governo federal em 11 de agosto de 2023. A notícia, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, traz investimentos significativos: o novo PAC prevê R$ 179,6 bilhões somente para o estado de São Paulo e um total de R$ 1,3 trilhão em todo o Brasil até 2026, abrangendo nove eixos de investimento, entre eles o “Transporte eficiente e sustentável”.
Encabeçado pelo governo do Estado, o projeto do Trem Intercidades ligará a capital paulista a Campinas, percorrendo 101 km em um tempo previsto de 1 hora e 4 minutos. O serviço atenderá não apenas Campinas e São Paulo, mas também as cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. Os trens terão capacidade para 800 passageiros e a expectativa é de intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.
O contrato de concessão do (TIC) Eixo Norte foi assinado com a TIC Trens no dia 29 de maio de 2024 pelo governador Tarcísio de Freitas, em Campinas.
A formalização da concessão com o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos (TIC Trens), composto pela gigante do setor de ônibus Comporte Participações S.A. (60%) e CRRC (HONG KONG) CO. Limited (40%), consolida um investimento estimado de R$ 14,2 bilhões, valor atualizado pelo IPCA em 2024. A previsão é que a conclusão total do empreendimento ocorra em 2031.
Detalhes e Impactos do Trem Intercidades (Eixo Norte):
O projeto do Trem Intercidades engloba três serviços principais:
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Trem Expresso (TIC – Trem Intercidades):
◦ Extensão: 101 km.
◦ Percurso: Ligará a Barra Funda (São Paulo) a Campinas, com uma parada em Jundiaí. Atenderá também Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.
◦ Tempo de Viagem: 1 hora e 4 minutos.
◦ Velocidade: Média de 95 km/h, podendo atingir até 140 km/h em alguns trechos.
◦ Capacidade: Até 860 passageiros por viagem.
◦ Frequência: Partidas em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico.
◦ Tarifa Máxima: R$ 64 para o passageiro (valor médio de R$ 50, com cobrança pelo trecho percorrido).
- Trem Intermetropolitano (TIM) ou Parador:
◦ Extensão: 44 km.
◦ Percurso: Conectará Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
◦ Tempo de Deslocamento: Estimado em 33 minutos.
◦ Velocidade Média: Prevista em 80 km/h, superando a média de 56 km/h do metrô.
◦ Capacidade: Poderá transportar 2.048 passageiros em cada trem.
◦ Tarifa Máxima: R$ 15 entre Jundiaí e Campinas, com valores menores entre as cidades intermediárias (tarifa média de R$ 14,05).
- Concessão da Linha 7-Rubi da CPTM:
◦ Percurso: Abrange o trecho entre a Barra Funda e Jundiaí.
◦ Extensão: 57 km, com 17 estações.
◦ Investimento: Previsão de R$ 5 bilhões para melhorias dos serviços.
◦ Tarifa: Continuará sendo a mesma das outras linhas de trem e metrô (R$ 5 em 2024).
◦ Passageiros: Estimativa de atendimento a aproximadamente 400 mil pessoas por dia.
Além desses serviços, o projeto contempla a separação dos trens de carga dos trens de passageiros entre a Estação Barra Funda e Jundiaí. Atualmente, a circulação compartilhada limita os horários de carga e afeta a manutenção, mas a construção de uma linha exclusiva para cargas liberará espaço e permitirá a diminuição dos intervalos para passageiros, melhorando a segurança e reduzindo custos de manutenção.
O empreendimento do Trem Intercidades Eixo Norte é projetado para beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios, gerando mais de 10,5 mil empregos (diretos, indiretos e induzidos). A rota em Campinas passará pela área de 200 mil metros quadrados do Pátio Ferroviário, essencial para o Plano de Requalificação da Área Central (PRAC) da cidade, o “Nosso Centro”.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes