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TIC Trens recebe primeiro lote de pranchas ferroviárias para transportar e fazer manutenção na via permanente


Medida irá otimizar o serviço de manutenção e reparos. Primeiro lote de pranchas chega com 3 meses de antecedência

YURI SENA

A TIC Trens, concessionária responsável pela operação e manutenção do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intercidades), além da futura operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos de São Paulo, recebeu na manhã desta quinta-feira, 5 de junho de 2025, no Pátio da Lapa, zona oeste da capital paulista, as quatro primeiras pranchas ferroviárias para compor o CDTLS (Composição De Trilho Longo Soldado), os trilheiros ferroviários, responsáveis pela manutenção de toda a extensão da Linha 7- Rubi, a partir de 26 de novembro deste ano. 

A entrega ocorre com três meses de antecedência para o início de sua implementação e testes. A TIC Trens assume a operação e manutenção da Linha 7-Rubi no dia 26 de novembro de 2025.

O trilheiro ferroviário é um veículo composto por pranchas ferroviárias e um manipulador de trilho. 

Juntos são utilizados para transportar barras longas de trilhos de forma segura e eficiente. De acordo com a equipe técnica TIC Trens, a função do trilheiro é dar suporte para o transporte de grande quantidade de barras de trilhos longos, além de distribuí-los de forma uniforme ao longo da via, para garantir o alinhamento durante o transporte e facilitar a carga e descarga de trilhos. Ações que vão otimizar a logística dos times de manutenção e praticidade durante sua operação.

As pranchas ferroviárias são plataformas projetadas para suportar grandes cargas, que fazem parte de um comboio, ainda em construção, para a formação de um trilheiro. O trilheiro TIC Trens possui capacidade para transportar até 20 barras de 120 metros de comprimento.

Este equipamento é importante para otimizar o serviço de manutenção, reparos e implantação de via permanente.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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