Publicado em: 17 de maio de 2025
Lote inicial é de 26 veículos que integram pacote de 200 até o fim de 2028
ADAMO BAZANI
Chegou a 18 ônibus a frota já entregue pelas fabricantes Mascarello (carrocerias) e Volkswagen (chassis) para a Viação Guaianazes, de Santo André (SP), dotados de ar-condicionado, tomadas USB para recarga de celulares, vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol e um novo desenho de poltronas e corredores que é capaz de ampliar a área livre do espaço interno, facilitando o deslocamento dos passageiros dentro na hora de embarcar e desembarcar. Os veículos possuem também acessibilidade, câmeras de monitoramento de segurança e de trânsito e wi-fi.
A atualização foi feita pela empresa ao Diário do Transporte.
Deste total já entregue, 11 são convencionais e sete mídis.
O lote inicial comprado pela empresa que é líder do Consórcio União Santo André é formado por 26 veículos com ar-condicionado, sendo 13 midis e 13 convencionais, cuja entrega deve ser completada até o fim deste mês de maio de 2025.
O modelo convencional (Mascarello GranVia, Volkswagen 17.230 – Euro 6) tem 13,2 m de comprimento com 44 assentos e 30 pessoas em pé. Já o midi (Masdcarello GranVia, Volkswagen 15.210 – Euro 6) tem 10,5 m de comprimento com 34 assentos e 28 pessoas em pé. Em ambos, ainda é acrescentado um lugar para pessoas em cadeira de rodas ou com cão-guia.
A compra faz parte do pacote de renovação da estimativa de compra de ônibus com ar-condicionado da frota de 200 unidades, somando cerca de R$ 200 milhões em investimentos feitos pelo Consórcio União Santo André e anunciados no último dia 11 de abril de 2025 pelo Prefeito Gilvan Júnior, como mostrou a reportagem no local.
Os 200 ônibus devem ser entregues até o fim da gestão em 2028 e, para este ano de 2025, são previstos 61 coletivos.
Relembre:
Tanto o “tipo” convencional como o midi oferecem aos passageiros:
AR-CONDICIONADO: ar-condicionado com controle de temperatura e sistema que uniformiza a distribuição por todo o espaço dos passageiros;
CÂMERAS: câmeras de monitoramento para ampliar segurança nos embarques, desembarques, redução de ocorrências tanto de segurança pública como de trânsito, distribuídas em pontos estratégicos dentro do ônibus;
USB: tomadas do tipo USB para recarga de bateria de celulares e outros dispositivos móveis;
ULTRAVIOLETA: vidros escurecidos com tratamento para reduzir a incidência de raios ultravioleta do Sol;
CORREDORES AMPLOS: corredores redesenhados para facilitar a circulação interna de pessoas;
NOVOS BANCOS: bancos com ergonomia redesenhada para a nova geração de carrocerias para ampliar conforto;
INTERNET GRÁTIS: wi-fi com para acesso gratuito à internet oferecido pelo Consórcio União Santo André;
MENOS POLUIÇÃO: motorização Euro 6 em conformidade com as atuais normas de emissão de poluentes para propulsores a diesel, que podem reduzir emissões em até 75%
ACESSIBILIDADE COMPLETA: elevador central para cadeira de rodas, espaço para fixação de bancos demarcados para pessoas com dificuldade de locomoção, bancos sem divisórias para pessoas com obesidade, balaústres em relevo perto das portas para pessoas com limitação na visão; botões de sinalização de parada com inscrição em braile. Na área de cadeira de rodas, há botões que emitem um sinal diferenciado para mostrar ao motorista que a solicitação de parada foi feita por uma pessoa que vai necessitar de auxílio
MODELOS:
O lote inicial comprado pela Viação Guaianazes é de 26 unidades de carroceria Mascarello e chassis Volkswagen, sendo 13 de tamanho convencional de 13,2 metros com capacidade para 44 passageiros sentados e 39 em pé, e 13 unidades midi, de 10,5 metros, para 34 passageiros sentados e cerca de 30 em pé.
O modelo das carrocerias de ambos é Mascarello GranVia e os chassis são modelo 17.230 Euro 6 Volkswagen para no caso dos convencionais e 17.210 Volkswagen Euro 6.
O veículos já vêm com motorização de modelo atual que polui 75% menos, conforme nota conjunta das fabricantes ao Diário do Transporte.