Publicado em: 28 de novembro de 2025

Ponta Grossa (PR) e Brasília (Metrô DF/BRB Mobilidade) ficam em 1º e 2º lugares na categoria de operações com até 400 mil embarques mensais em EMV
ALEXANDRE PELEGI
A Transdata foi reconhecida como a Empresa com Maior Número de Operações EMV em funcionamento no Brasil durante a 38ª edição do Maiores do Transporte & Melhores do Transporte, promovida pela OTM Editora desde 1987. A premiação, realizada ontem em São Paulo, marcou a estreia do Prêmio EMV no Transporte, iniciativa inédita no país que destaca as melhores práticas e resultados em pagamentos por aproximação no transporte público.
Com o reconhecimento, a Transdata reforça seu protagonismo na expansão dos pagamentos abertos no Brasil, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras da modernização dos sistemas de bilhetagem.
Além do prêmio especial, dois clientes que utilizam tecnologia da Transdata foram vencedores na categoria Operações com até 400 mil embarques mensais em EMV:
- 1º lugar — Ponta Grossa (PR)
- 2º lugar — Brasília (Metrô DF/BRB Mobilidade)
Da esquerda para a direita: Márcio Guimarães de Aquino, Diretor de Operações Metrô-DF; Devanir Magrini, Diretor de Negócios Transdata; Fernanda Caraballo – Vice-Presidente de desenvolvimento de negócios da Mastercard; Saulo Nacif Araújo, superintendente de mobilidade do BRB; e Rafael Teles – Diretor de Produtos Transdata
Para Cristiano Silva, gerente de Produtos da Transdata, os resultados demonstram o alcance e a consistência da tecnologia desenvolvida pela empresa.
“Ponta Grossa e Brasília registraram resultados sólidos em suas operações EMV, reforçando que a combinação entre inovação, gestão eficiente e adesão do usuário traz benefícios reais para as cidades e para o passageiro. Ao reconhecer a Transdata como a empresa com o maior número de clientes EMV, o prêmio confirma que essa transformação já alcança muito além dos projetos vencedores — estende-se a outras cidades e a uma ampla população que vivencia diariamente os benefícios da modernização dos meios de pagamento no transporte público.”, afirma.
Sobre os critérios do Prêmio EMV no Transporte
Criado em 2025, o prêmio avalia as operações a partir de dois indicadores principais:
- Participação do EMV no total de pagantes — peso de 70%
- Performance de aprovação das transações — peso de 30%
Para participar, a operação precisa ter EMV habilitado em 100% da frota (no caso dos ônibus) ou em todas as estações (metrôs e trens), garantindo aceitação de cartões, smartphones e dispositivos por aproximação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


