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Riocard: transparência e eficiência que o cidadão fluminense conhece e aprova

A Riocard Mais, com mais de duas décadas de experiência e inovação em bilhetagem eletrônica no Rio de Janeiro, reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, a eficiência e, acima de tudo, com o cidadão fluminense. Em maio de 2022, para possibilitar a implementação de subsídios aos passageiros do sistema de ônibus municipal, a Riocard tomou a decisão empresarial de se retirar da operação no município, optando por não participar da licitação. Desde então, temos acompanhado os desafios na implementação do sistema Jaé, que infelizmente têm gerado impactos significativos para a população e prejudicado o dia a dia de quem contava com um sistema integrado de bilhetagem. O modelo anterior atendia a todos os modais – trens, metrô, barcas, VLT, vans, “cabritinhos” e ônibus intermunicipais e municipais –, viabilizando políticas públicas federais, estaduais e municipais.

 

A implementação do Jaé

A transição tem sido marcada por uma série de pontos que merecem atenção:

● A escolha, via licitação, de uma empresa sem a qualificação e experiência necessárias para um projeto de tamanha complexidade;

● A falta de condições financeiras da contratada;

● A ausência de acompanhamento técnico eficaz e preventivo, que poderia ter identificado e mitigado os principais erros na implementação;

● A tolerância dos gestores públicos com o desempenho insatisfatório do Jaé, com sucessivos descumprimentos de prazos, não aplicação de multas e penalidades previstas em contrato, aceitação de etapas incompletas e a não utilização do seguro garantia para a execução contratual.

 

A credibilidade da Riocard: mais de duas décadas ao lado do cidadão

A Riocard assimilou a mudança e entende que a implementação de um modelo de subsídio tarifário era uma necessidade social inadiável. No entanto, é notório que o cidadão, habituado à eficiência e previsibilidade da Riocard, ainda enfrenta dificuldades com a nova operação.

A Riocard sempre atuou com eficiência comprovada, viabilizando importantes políticas públicas de benefícios tarifários e oferecendo aos sistemas de transporte uma solução integrada, economicamente vantajosa e tecnologicamente madura. Desde maio de 2022, no âmbito do acordo judicial para a implementação do subsídio, a Riocard tem disponibilizado à Prefeitura todas as informações exigidas para o planejamento de transporte, com transparência e colaboração permanente. Como sempre fez.

É fundamental destacar que a Riocard possui total capacidade de operar sob o mesmo modelo proposto pela Prefeitura, submetendo-se à mesma auditoria da nova contratada — mas com custos significativamente menores e menos transtornos.

O governo municipal, em vez de desqualificar a atuação da Riocard para esconder falhas históricas e atuais, deveria valorizar uma empresa sediada e gerida no Rio — e não em São Paulo —, que emprega mais de 600 colaboradores e é reconhecida nacional e internacionalmente pela eficiência e inovação, com dezenas de prêmios conquistados.

A população sabe que a Riocard representa um ativo valioso. Sua experiência pode ser um diferencial crucial para a cidade, e todo esse processo reforça essa percepção.

A empresa reafirma que mobilidade de qualidade é um direito do cidadão e um pilar essencial para o desenvolvimento social. A Riocard segue à disposição para colaborar na construção de um sistema de pagamento de transportes cada vez mais inclusivo, eficiente e transparente.





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