Publicado em: 18 de setembro de 2025
Projeto prevê instalação de 50 unidades equipadas com câmeras, microfones e conexão em tempo real
ARTHUR FERRARI
Porto Alegre (RS) passará a contar com 50 abrigos de ônibus equipados com tecnologia de monitoramento remoto. A iniciativa, chamada Abrigo Amigo, foi apresentada nesta quarta-feira (17) ao prefeito Sebastião Melo pela concessionária Eletromidia, em parceria com a operadora Claro. Os locais que receberão os equipamentos foram definidos em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
O funcionamento será garantido por telas digitais, câmeras noturnas de alta resolução, microfones e alto-falantes, permitindo atendimento remoto entre 20h e 5h. Durante esse período, usuários poderão acionar comunicação em tempo real com uma central de monitoramento, que oferecerá suporte e, se necessário, acionará serviços de segurança ou saúde.
Segundo o prefeito Sebastião Melo, “a qualificação do transporte público é fundamental para o desenvolvimento de Porto Alegre. Inovação precisa vir acompanhada de transformação social para aliarmos a tecnologia aos nossos desafios diários. As regiões precisam estar conectadas de forma acessível tanto no trajeto quanto nos abrigos. Os equipamentos irão trazer mais segurança, principalmente às mulheres” – disse Melo.
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, também destacou a relevância da medida: “Mais do que pontos de ônibus, esses espaços passam a ser locais de acolhimento e proteção para quem depende do transporte coletivo, especialmente no período noturno. Porto Alegre dá mais um passo na construção de uma cidade mais humana e segura”.
A parceria, firmada em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), não gera custos diretos ao município. Em contrapartida pela instalação e manutenção dos equipamentos, a concessionária poderá explorar espaços publicitários em painéis regulamentados de Mobiliário Urbano para Informação (MUPIs).
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte