Publicado em: 8 de dezembro de 2024
Pagamento em dinheiro será substituído por sistemas eletrônicos em todas as 931 linhas de ônibus
YURI SENA
A partir da próxima quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, o transporte coletivo do Distrito Federal (DF) passará por uma transformação significativa: o pagamento de passagens será exclusivamente digital.
A medida, que atinge as 931 linhas urbanas em operação, encerra a possibilidade de pagamento em dinheiro dentro dos veículos.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a implementação foi feita de maneira gradual.
“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolherem seu modo preferido de pagar a passagem”, explicou.
Desde o início do processo, em julho, o número de linhas adaptadas cresceu progressivamente, saindo de 52 para a totalidade até dezembro.
Dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade mostram uma adesão significativa aos novos meios de pagamento. Entre junho e dezembro, o uso de dinheiro caiu de 29% para apenas 7,4% das transações. O cartão Mobilidade é o preferido dos usuários, representando 49,2% dos pagamentos, seguido pelo Vale-transporte (32,3%). Cartões bancários com tecnologia de aproximação são responsáveis por 11% dos acessos, enquanto bilhetes avulsos representam apenas 0,03%.
Como funciona o novo sistema
Os usuários terão diversas opções de pagamento eletrônico:
Cartões de transporte: Mobilidade e Vale-transporte;
Cartões bancários: Débito ou crédito com tecnologia de aproximação;
Dispositivos digitais: Smartphones ou pulseiras com sistemas de pagamento;
Bilhetes avulsos: Adquiridos previamente nos pontos de recarga.
A integração tarifária, que permite até três embarques em três horas ao custo máximo de R$ 5,50, será mantida para pagamentos com cartão Mobilidade ou Vale-transporte. Cartões específicos para gratuidades, como os de estudantes, pessoas com deficiência e idosos, continuarão em vigor.
Para quem ainda não aderiu ao sistema digital, os cartões e bilhetes avulsos podem ser adquiridos em 148 pontos de venda do Banco de Brasília (BRB), incluindo terminais rodoviários, estações de metrô e postos de conveniência. A recarga também pode ser feita via Pix, utilizando o aplicativo BRB Mobilidade.
Além disso, há 70 pontos de atendimento em funcionamento, incluindo as unidades do Na Hora localizadas em regiões como Taguatinga, Ceilândia e Gama.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte