Publicado em: 21 de agosto de 2025
Empresas associadas à Abrati preparam frota, rotas e equipes para absorver aumento de até 40% no fluxo de passageiros rumo ao maior encontro climático já sediado na Amazônia
ALEXANDRE PELEGI
Em meio às críticas sobre infraestrutura e hospedagem em Belém para a realização da COP 30, programada de 10 a 21 de novembro de 2025, o setor de transporte rodoviário de passageiros afirma que está preparado para garantir a conectividade até a capital paraense durante o evento.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), as companhias já se mobilizam para reforçar rotas, deslocar frotas e treinar equipes de atendimento e operação. A expectativa é que a demanda de passageiros com destino a Belém cresça em até 40% a partir da segunda quinzena de outubro, quando milhares de visitantes devem iniciar o deslocamento para a convenção.
A entidade destaca que as empresas associadas possuem experiência em realocar estrategicamente suas frotas em períodos de grande fluxo, como festas religiosas, férias e eventos de massa. Além disso, ressaltam que o transporte rodoviário é um serviço público essencial, com tarifas mais acessíveis e menor impacto ambiental em comparação a outros modais.
“O setor conhece a região, suas estradas e mantém uma operação estruturada e segura. Estamos prontos para garantir o acesso a Belém com serviços regulares, veículos preparados e suporte mecânico e operacional”, afirma a Abrati .
Fiscalização e combate ao transporte irregular
A associação alerta, no entanto, para a necessidade de reforço na fiscalização contra operadores clandestinos, presença ainda significativa na região amazônica. Para a Abrati, a visibilidade internacional da COP 30 exigirá maior rigor dos órgãos reguladores, de modo a evitar concorrência desleal e riscos ao passageiro.
Operação planejada
Atualmente, 12 empresas regulares interestaduais operam rotas até Belém, ofertando 282 linhas e 9.970 horários em sua malha padrão. Para a COP 30, a expectativa é de aumento expressivo da procura, especialmente a partir de regiões como Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.
As companhias também vêm organizando agendas e trocas de informações com empresas envolvidas na organização da conferência, ajustando a logística para o período.
Sustentabilidade em pauta
O setor pretende ainda aproveitar a visibilidade do evento para apresentar boas práticas de ESG, reforçando o papel do transporte coletivo rodoviário como alternativa de menor impacto ambiental. De acordo com dados da Agência Europeia do Meio Ambiente (EEA, 2023) e relatórios internacionais, a emissão de CO₂ por passageiro do ônibus rodoviário é de cerca de 27 g/km, contra 255 g/km do avião doméstico e 171 g/km do carro individual .
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes