19.7 C
Rondonópolis
sábado, 21 junho - 02:35
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTransunião recebe para demonstração midi-ônibus elétrico que deve ser indicado para linhas...

Transunião recebe para demonstração midi-ônibus elétrico que deve ser indicado para linhas do subsistema local da empresa na Zona Sudeste


Modelo Azure A9BR é piso baixo total e, apesar das dimensões reduzidas, possui mesmo nível tecnológico da série maior de produtos da fabricante

ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Transunião, empresa que opera duas áreas do subsistema local da SPTrans (São Paulo Transporte) na capital paulista, quer ampliar os estudos de opções de modelos de ônibus elétricos para, mesmo ainda não recebendo as adequações nas garagens pela Enel, já ter definidos os veículos mais adequados para grupos de linhas que opera.

A garagem D7, correspondente a Zona Sudeste do município, recebeu recentemente para demonstrações um modelo de ônibus midi chinês da marca Higer, representada pela TVEX.

O Azure A9BR possui aproximadamente nove metros de comprimento e é indicado justamente para o tipo de operação ao qual a empresa é concessionária: linhas alimentadoras de demanda reduzida ou então áreas de difícil acesso, como se configura uma parcela significativa de bairros das regiões mais periféricas da cidade de São Paulo.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Transunião é uma das empresas com menor IQT (Índice de Qualidade de Transporte) da SPTrans, e grande parte disso ocorre por causa da frota que não é renovada.

A reportagem conversou com a direção da companhia, que explicou o problema.

Relembre:

Transunião, na zona Leste, tem mais da metade da frota com mais de 10 anos em uma das garagens porque ENEL não conclui ligação para ônibus elétricos – ENTREVISTA EM VÍDEO

Desde 17 de outubro de 2022, por determinação da prefeitura, as empresas de ônibus não podem comprar veículos movidos a óleo diesel.

Como as garagens não são adequadas no tempo que as empresas necessitam, e também em relação a modelos como micro-ônibus e midi ainda não há tantas opções no mercado, os ônibus da cidade estão envelhecendo.

Mesmo assim a companhia mantém o cronograma de testes.

Nesta quinta-feira (19) por exemplo, o Diário do Transporte noticiou o início das avaliações de um modelo 100% nacional da Caio/Eletra/Mercedes-Benz/WEG, que circula pelas linhas correspondentes a garagem D3 na Zona Leste.

VÍDEO: Transunião realiza testes com ônibus elétrico Eletra/Caio/Mercedes-Benz em parte da zona Leste da cidade de São Paulo

Azure A9BR:

O Higer Azure A9BR é um ônibus elétrico com foco no mercado brasileiro, equipado com motor Dana, bateria de 268 kWh da CATL e piso baixo, além de suspensão pneumática e sistema de freios WABCO. O modelo tem capacidade para até 48 passageiros e oferece recursos como ajoelhamento da suspensão, painel digital ACTIA e sistema inteligente de gerenciamento de informações do veículo.

Ficha Técnica Resumida

Modelo: Higer Azure A9BR

Tipo: Ônibus elétrico

Comprimento: 9 metros

Capacidade: 43 a 48 passageiros

Motor: Dana

Bateria: CATL (268 kWh, fosfato de lítio)

Autonomia: 250 km

Transmissão: Dana TM4

Suspensão: Pneumática com ajoelhamento

Freios: WABCO

A fabricante destaca: Piso baixo; Painel digital ACTIA; e Sistema de regeneração de energia (até 30%).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments