Publicado em: 20 de julho de 2025
Obras do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela provocam alterações na circulação dos trens
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste domingo, 20 de julho de 2025, os trens circulam por via única nos dois sentidos no trecho entre as estações Brigadeiro e Consolação, da Linha 2-Verde de metrô.
Dessa forma, as composições operam com velocidade reduzida e maior intervalo em toda linha, durante todo o horário comercial.
As alterações ocorrem em razão das obras do novo túnel de interligação com a Linha 4-Amarela, durante os trabalhos de escavação do túnel sul, de 7,3 metros – sentido estação Consolação.
Além desse túnel, também está em execução a escavação do túnel norte – sentido estação Paulista (Linha 4-Amarela) de 75 metros.
A orientação do Metrô é de que os passageiros que não tiverem a Linha 2-Verde como destino final, programem a viagem utilizando as demais linhas com integrações disponíveis para chegar ao destino pretendido.
Por exemplo: O passageiro que está na Linha 4-Amarela poderá fazer conexão para a Linha 3-Vermelha na estação República e para a Linha 1-Azul na estação Luz. Já quem vem pela Linha 5-Lilás tem como opção se integrar com a Linha 1-Azul na estação Santa Cruz. A exceção são os passageiros que se deslocam com destino a Linha 15-Prata, os quais necessariamente terão que utilizar a Linha 2-Verde.
Nova conexão com a Linha 4-Amarela
Com capacidade para até 18 mil passageiros por hora, a nova ligação subterrânea permitirá a redistribuição do fluxo de pessoas. A atual interligação passará a operar em sentido único, reduzindo congestionamentos e melhorando a circulação.
Para a escavação do túnel é utilizado o método NATM (Método Austríaco de Túnel), que permite maior flexibilidade para lidar com diferentes condições geológicas. A escavação ocorre a partir de um poço com 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. No futuro, esse poço será utilizado para ventilação e exaustão do novo túnel.
O contrato para execução da obra foi assinado com o Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS, formado pelas empresas Constran, Telar e Sprail. O investimento atualizado é de R$ 70 milhões e a conclusão está prevista para 2026.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte