Publicado em: 12 de janeiro de 2026

Viagem-teste íntegra preparativos para abertura da linha prevista para março
YURI SENA
A futura estação Aeroporto de Congonhas, da Linha 17-Ouro, recebeu um trem pela primeira vez na manhã deste domingo (11). A circulação ocorreu em caráter de teste e faz parte dos preparativos para a entrada em operação da linha, prevista para o fim de março.
Durante a viagem experimental, foram avaliados o sistema de sinalização e controle dos trens, as condições da via e o alinhamento da composição na plataforma. O teste marca um dos avanços mais relevantes na fase final de implantação do ramal.
O trem realizou todo o deslocamento utilizando baterias e passou, pela primeira vez, pelo enlace que direciona as composições com destino à estação Aeroporto de Congonhas. A Linha 17-Ouro terá formato em Y, permitindo que os trens vindos da estação Morumbi sigam para dois destinos distintos — Congonhas ou Washington Luís — sendo o enlace o ponto de mudança de via.
O trajeto teve início no Pátio Água Espraiada, seguiu até a futura estação Brooklin Paulista e, na sequência, retornou em direção à estação Aeroporto de Congonhas. Durante o percurso, a composição circulou a velocidades entre 10 km/h e 20 km/h, para possibilitar as medições técnicas necessárias.
A estação Aeroporto de Congonhas, uma das oito previstas no projeto, atingiu 97% de execução das obras. Os trabalhos estão concentrados no acabamento interno, como comunicação visual, e nas intervenções externas no entorno dos acessos, além da realização de testes operacionais.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


