Publicado em: 20 de agosto de 2025
Maquinista acionou freio de emergência, mas composição não parou a tempo de evitar a colisão; não houve feridos
ARTHUR FERRARI
Um trem de carga da MRS Logística atingiu e arrastou uma carreta que não conseguiu atravessar completamente os trilhos em uma passagem de nível na Avenida Ayrton Senna, em paraíba do Sul (RJ) nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025.
De acordo com a Prefeitura de Paraíba do Sul, a passagem da carreta pelo local havia sido agendada, mas o motorista não seguiu as orientações para a travessia e acabou preso sobre os trilhos. A operação era acompanhada pela Guarda Civil Municipal (GCM), que orientava a manobra.
Em nota, a MRS Logística lamentou o ocorrido e disse que o maquinista acionou o freio de emergência e o alerta sonoro, mas não foi possível evitar o acidente, já que trens não conseguem frear tão rapidamente quanto veículos de menor porte.
Vale lembrar que outros casos do tipo já aconteceram em anos anteriores na cidade, que é cortada pela linha férrea em alguns pontos.
Nota da MRS Logística na íntegra
A MRS Logística lamenta o acidente entre um trem da empresa e uma carreta, na manhã desta quarta-feira, em Paraíba do Sul (RJ).
O motorista de uma carreta de grande porte não conseguiu realizar a travessia completa da passagem em nível e ficou sobre os trilhos. Como um trem não freia como um carro, o maquinista acionou o freio de emergência e o alerta sonoro, mas não foi possível evitar o acidente.
Felizmente não houve feridos.
A MRS reforça que é essencial redobrar a atenção ao se aproximar de uma linha férrea. Parar, olhar para os dois lados e escutar atentamente, antes de atravessar, são atitudes simples, mas fundamentais e cruciais para salvar vidas.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte