19.9 C
Rondonópolis
sexta-feira, 16 maio - 09:33
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesTrês Barras (SC) implanta Transporte Coletivo Gratuito para a população

Três Barras (SC) implanta Transporte Coletivo Gratuito para a população


TTT Transportes venceu a licitação do Tarifa Zero

Tarifa Zero foi aprovada pela Câmara em 2019, mas teve início somente no dia 30 de outubro deste ano, com investimento anual de R$ 227 mil da prefeitura

ALEXANDRE PELEGI

Desde o dia 30 de outubro de 2024 os moradores de Três Barras, cidade com 20 mil habitantes de Santa Catarina, passaram a contar com transporte público gratuito. A iniciativa da prefeitura abrange tanto a área urbana quanto a rural do município, com itinerários divulgados para consulta da população.

A prefeita Ana Cláudia Quege destaca a importância do novo serviço para a comunidade: “A oferta de transporte gratuito passando pelo centro, bairros e na área rural atende aos pedidos da comunidade e impactará positivamente em diferentes setores de nosso município, facilitando o acesso ao comércio, aos serviços públicos e garantindo o direito de ir e vir com segurança”.

O investimento anual para a implementação do transporte gratuito será de R$ 277 mil, provenientes de recursos próprios da prefeitura. O contrato com a empresa TTT Transportes, vencedora da licitação, prevê que todos os veículos devem ser adaptados para atender pessoas com deficiência, conforme a legislação em vigor.

O transporte público gratuito funcionará de segunda a sexta-feira na área urbana, e às quartas-feiras atenderá as localidades rurais. Nos feriados, não haverá transporte. A prefeitura disponibilizou imagens com os itinerários completos para consulta da população.

Além de Três Barras, Santa Catarina tem Tarifa Zero nas cidades de Araranguá, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Forquilhinha, Garopaba e Governador Celso Ramos.

CÂMARA APROVOU TARIFA ZERO EM 2019

Como mostrou o Diário do Transporte, os vereadores da cidade aprovaram por unanimidade no dia 11 de dezembro de 2019, projeto de lei de origem do executivo propondo a medida.

O então prefeito Luis Shimoguiri anunciou a iniciativa no dia 07 de novembro daquele ano.

A ideia, segundo ele, é que a Prefeitura subsidiasse 100% do serviço nos 24 meses iniciais. “O acesso ao transporte público é um dos direitos garantidos na Constituição Federal. E compete aos Municípios organizar e prestar diretamente, por concessão ou permissão, o serviço à população”, disse.

Pela proposta encaminhada para a análise dos vereadores, as linhas contemplam moradores dos bairros da sede do Município, e ligariam o centro da cidade ao distrito de São Cristóvão e também às localidades de São João dos Cavalheiros e Campininha. “Nossa expectativa é oferecer o serviço no interior pelo menos em dois dias da semana”, acrescentou o prefeito. Relembre:

Câmara de Três Barras (SC) aprova transporte coletivo gratuito na cidade

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments