Três jogadores do Botafogo estão na disputa pelo tradicional prêmio de Rei da América, de craque do continente na temporada, organizado pelo jornal uruguaio El País: Luiz Henrique, Thiago Almada e Jefferson Savarino.
Eles estão concorrendo ao lado de ninguém menos que Lionel Messi, do Inter Miami. O uruguaio Leo Fernández, ex-Fluminense e que disputou a CONMEBOL Libertadores pelo Peñarol, completa a lista dos cinco finalistas.
O vencedor do prêmio será divulgado no dia 31 deste mês. O atual Rei da América é o argentino Germán Cano, do Fluminense. O último brasileiro eleito foi Pedro, em 2022, pelo Flamengo.
O título da Libertadores costuma ter um grande peso na eleição — não à toa o Botafogo, atual campeão, conseguiu ter mais da metade dos finalistas. Vale destacar que os três botafoguenses são de diferentes nacionalidades: Almada é argentino; Savarino, venezuelano; Luiz Henrique, brasileiro.
Além deles, o português Artur Jorge também concorre como melhor técnico. Ele é finalista ao lado de Gustavo Costas, do Racing; Lionel Scaloni, da seleção argentina; Diego Aguirre, do Peñarol; e Gustavo Alfaro, que treinou as seleções de Costa Rica e Paraguai.


