Publicado em: 21 de julho de 2025
Artesp aprovou a emissão de declaração de enquadramento da concessionária do Grupo Comporte
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) aprovou a emissão de declaração de enquadramento da Concessionária Trivia Trens S.A. no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI). A deliberação foi tomada na 1156ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, realizada em 17 de julho de 2025, com aprovação unânime dos presentes.
A Trivia Trens S.A. é a nova concessionária responsável pelas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, no chamado Lote Alto Tietê. A empresa, pertencente ao Grupo Comporte, assumirá a operação plena desses ramais até 2027, após um período de transição com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. O contrato prevê investimentos robustos em modernização, ampliação da malha ferroviária, reforma de estações e eliminação de passagens em nível — incluindo a construção de mais de 10 novas estações e expansão da Linha 13 até a Zona Leste da capital.
A habilitação ao REIDI — um programa federal que concede isenção de PIS e Cofins sobre bens e serviços aplicados em obras de infraestrutura — representa um importante estímulo à execução dos projetos previstos no contrato de concessão. A ARTESP ratificou a instrução técnica apresentada pelas Superintendências de Regulação Econômica e Metroferroviária, e determinou a adoção das providências cabíveis pelo Gabinete da Presidência.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes