Publicado em: 13 de novembro de 2024
Avanço das obras marca mais uma etapa na construção da linha que ligará a Brasilândia à Estação São Joaquim
ALEXANDRE PELEGI
A Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo celebrou mais um marco nesta terça-feira, 12 de novembro de 2024: a chegada da tuneladora norte ao local da futura Estação Maristela. Este é um passo importante para a conclusão da linha, que ligará a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da cidade.
A tuneladora, que já havia alcançado a Estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado em março deste ano, percorreu 1.083,94 metros até a Estação Maristela. O próximo destino da máquina é a Estação Brasilândia, terminal norte da linha.
Com as tuneladoras norte e sul em operação, a Linha 6-Laranja já conta com mais de 11,5 km de túneis construídos, conectando 12 estações. No total, 10 estações já tiveram suas escavações finalizadas e 2,3 km de túneis foram construídos pelo método convencional (NATM).
O projeto, liderado pela concessionária Linha Uni e pela ACCIONA, é considerado uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina. Com investimento de mais de R$ 18 bilhões, a Linha 6-Laranja tem previsão de transportar mais de 630 mil passageiros por dia.
A obra, que faz parte de uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), já gerou cerca de 9.000 empregos. Após a conclusão das obras, a Linha 6-Laranja será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes