Publicado em: 8 de outubro de 2025
Tecnologia NFC amplia praticidade no transporte da capital fluminense, com aumento de uso em grandes eventos
ARTHUR FERRARI
O sistema metroviário do Rio de Janeiro (RJ) registrou crescimento expressivo no uso da tecnologia de pagamento por aproximação entre turistas nacionais e estrangeiros. De acordo com levantamento da VisaNet, 40% das viagens realizadas com cartões Visa no MetrôRio, entre maio de 2024 e maio de 2025, foram feitas por visitantes.
Os maiores volumes de transações ocorreram em períodos de grande movimentação turística, como o carnaval, em março, e o show da cantora Lady Gaga, em abril de 2025, na praia de Copacabana.
Entre os estrangeiros, os norte-americanos lideram o uso da tecnologia NFC no sistema metroviário, seguidos por argentinos, franceses, chilenos, alemães, britânicos, portugueses, espanhóis, peruanos e canadenses. Juntos, esses dez países representam 75% das transações realizadas por visitantes internacionais.
O MetrôRio foi o primeiro da América Latina a adotar o pagamento por aproximação, em 2019. Atualmente, a funcionalidade está disponível em todas as 41 estações do sistema, permitindo o embarque com cartões de crédito, débito ou dispositivos com tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras.
A tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta do usuário, sem cobrança adicional, o que garante mais agilidade e fluidez no embarque de passageiros, especialmente durante grandes eventos e períodos de alta demanda turística.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte