Publicado em: 16 de outubro de 2025

Coletivo de 13,2 metros de comprimento possui chassi Volvo B320R 4×2 e conta com 46 poltronas em seu interior
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Turistur, empresa de transporte turístico com mais de 30 anos de atuação em Gramado (RS), ampliou sua frota com uma nova carroceria BUSSCAR, montada sobre o chassi Volvo B320R 4×2. O veículo, é o modelo Vissta Buss 345 da família NB1 e possui 13,2 metros de comprimento.
Entre os destaques está o câmbio automático e o sistema de bloqueio original do chassi Volvo, que impede a partida com as portas abertas e bloqueia sua abertura em movimento acima de 5 km/h, um recurso que aumenta a segurança durante as operações. A acessibilidade também é prioridade, o novo ônibus conta com elevador para cadeirantes e dois lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida.
São 46 poltronas Class Superpullman, que proporcionam conforto por meio de apoio de braço escamoteáveis, apoio para pés com balancim e porta-copos individuais. O sistema de ar-condicionado, equipado com filtro anti-pólen e renovação constante do ar, mantém o interior agradável e bem ventilado. A iluminação em LED realça o ambiente e traz conforto visual aos passageiros, enquanto o sanitário traseiro modular conta com sistema de odorização e ventilação própria.
Há geladeira de 60 litros com porta-copos individuais, armários no porta-pacotes e um móvel no final do corredor com sistema de calefação, que utiliza o calor do motor para aquecer o interior nos dias frios da Serra Gaúcha. Para o motorista, a poltrona com amortecedor pneumático e apoio de cabeça assegura conforto em seus percursos.
O ônibus conta com roteador Wi-Fi, tomadas USB individuais em todas as poltronas, tomadas 110V e um sistema multimídia completo, com tela de sete polegadas, TV digital, GPS 3D, Bluetooth, Wi-Fi e smart mídia Android. O som ambiente é distribuído por seis alto-falantes de 50W. O conjunto inclui ainda microcâmera de ré, sensor de estacionamento e alarme sonoro para marcha à ré, que auxiliam o motorista e trazem mais precisão nas manobras.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte


