Publicado em: 22 de agosto de 2025
Obra prevê investimento de R$ 36,8 milhões e estrutura atenderá 25 mil passageiros por dia com 12 linhas do SIT
ARTHUR FERRARI
Uberlândia (MG) terá mais um ponto estratégico para embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. A ordem de serviço para o início das obras do Terminal Sul foi assinada nesta quinta-feira (21), em área localizada no cruzamento da Avenida Lidormira Borges do Nascimento com a avenida Nicomedes Alves dos Santos, próxima a um shopping e a uma universidade.
O projeto prevê cinco plataformas, integração com 12 linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) e capacidade de atender cerca de 25 mil usuários diariamente. Estão previstas aproximadamente 400 viagens de ônibus por dia, reforçando a ligação da região Sul com outras áreas da cidade.
De acordo com o prefeito Paulo Sérgio, “esse é um terminal que vai dar mais conforto e segurança aos usuários do sistema de transporte público de Uberlândia, garantindo a mobilidade das pessoas com eficiência e reduzindo a ocorrência de acidentes. Essa obra já tem recursos assegurados e, com esse novo terminal, a cidade se torna referência em transporte público de forma sustentável e econômica”.
A estrutura ocupará 21,4 mil m² e será executada pela empresa Edcon Comércio e Construções Ltda, vencedora da licitação. O custo, de aproximadamente R$ 36,8 milhões, será financiado pelo Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), que utiliza recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O projeto arquitetônico e complementares foram doados pelo Uberlândia Shopping.
Com a conclusão do Terminal Sul, o SIT contará com nove terminais em operação. Já funcionam os espaços Central, Umuarama, Santa Luzia, Industrial, Dona Zulmira, Planalto, Novo Mundo e Canaã.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte