Publicado em: 1 de julho de 2025
Três veículos serão avaliados por 30 dias para verificar eficiência, desempenho e aceitação dos usuários
ARTHUR FERRARI
Começaram nesta segunda-feira (30) os testes com ônibus elétricos no transporte coletivo urbano de Uberlândia (MG). A ação tem como finalidade analisar a eficiência energética, o desempenho técnico e o conforto proporcionado pelos veículos, além de medir a viabilidade da futura adoção dessa tecnologia no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade.
O projeto é conduzido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e conta com três veículos fornecidos em regime de comodato, sem custos para o município. Inicialmente, um dos ônibus circulará sem passageiros durante três dias, operado pela concessionária Sorriso de Minas. Na sequência, os três coletivos passarão a rodar por 30 dias em operação com usuários nas linhas I480 (Terminal Canaã/Terminal Planalto), T140 (Terminal Planalto/Terminal Central) e T121 (Luizote/Terminal Umuarama).
Após essa etapa, o primeiro veículo testado será transferido para outras duas concessionárias — São Miguel e Autotrans — para novas avaliações em trajetos ainda a serem definidos.
Os veículos utilizados nos testes são fruto de uma parceria entre as montadoras chinesas BYD e Ankai, com carroceria da brasileira Marcopolo. Entre as características destacadas estão a emissão zero de poluentes, funcionamento mais silencioso e menor impacto ambiental.
Durante o período de testes, a Prefeitura coletará dados técnicos e operacionais, além de observar a experiência dos passageiros com a nova tecnologia.
Representantes da Transcon, autarquia de mobilidade urbana de Contagem (MG), acompanharam o início das operações com os ônibus elétricos e realizaram uma visita técnica ao SIT de Uberlândia na mesma data.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte