Publicado em: 4 de fevereiro de 2025
Trecho que tinha sido interrompido para manutenção foi retomado
ADAMO BAZANI
A Vale colocou em operação parte da frota de 34 novos carros de passageiros que integram os trens Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
O trajeto liga a estação Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), na Grande Vitória, a Belo Horizonte.
Nesta terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, foi retomado o atendimento em toda extensão. Entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, houve circulação apenas entre Nova Era e Cariacica, sem embarque de passageiros em estações como Belo Horizonte, Barão de Cocais, Rio Piracicaba e João Monlevade. Já a operação entre Itabira e Nova Era foi mantida.
A interrupção parcial ocorreu para manutenção preventiva e programada na linha férrea.
As composições vão contar, ao todo, com 34 carros (vagões) e a circulação inicial é em fase de testes no trajeto regular, de forma intercalada com a frota atual.
Cada trem oferece classes executiva e econômica, serviço de alimentação, além de acessibilidade com elevador e espaços dedicados a pessoas com mobilidade reduzida.
A compra faz parte de um acordo firmado com o Governo Federal para renovação da frota.
Os carros são feitos fabricante chinesa CRRC. Desde 2014, a Vale usa composições com carros fabricação na Romênia pela Astra Vagoane Călători.
Para o início de 2026, na próxima temporada de verão, a linha contará com mais um horário em cada sentido, segundo a Vale.
A EFVM tem mais de 660 Km de extensão, transporta, em média, cerca de 1 milhão de passageiros por ano. Ao longo do caminho, passa por 42 municípios, atravessando paisagens de montanhas e rios, que tem como vegetação típica alternância entre Mata Atlântica e Cerrado, estando grande parte de sua extensão às margens do rio Doce, até chegar às praias capixabas e conta ainda com um ramal que liga Nova Era a Itabira. Mais informações, pelo alô ferrovia, 0800 285 7000.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes