Publicado em: 25 de maio de 2025
Cidade nunca teve “micrões desta configuração. USB e wi-fi também fazem parte. Veículos são da Viação Guaianazes e integram pacote de R$ 200 milhões para compra de 200 ônibus com ar-condicionado até 2028
ÁDAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
Têm início nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025, as operações dos primeiros midibus (micrões) com ar-condicionado que a Viação Guaianazes adquiriu para o sistema de transportes da cidade de Santo André (SP).
São nove unidades das 13 compradas pela empresa de ônibus comandadas pelos empresários Danilo Fernandes e Lidiane Fernandes.
As linhas contempladas são B11, I07, T28 e B31 (MAIS ABAIXO, NA REPORTAGEM, A DESCRIÇÃO COM AS LINHAS E OS PREFIXOS ESCALADOS)
As operações marcam a história dos transportes da cidade já que nunca houve em Santo André micrões com ar-condicionado.
Os veículos ainda possuem acessibilidade por meio de elevador central, tomadas USB para recarga de celulares, corredor interno mais amplo por solução de engenharia da carroceria, vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol, wi-fi para internet grátis e câmeras.
Estes midisbus são menores que os ônibus convencionais, o que facilita as manobras em áreas de difícil acesso, mas maiores que os micro-ônibus, o que os deixa mais confortáveis e espaçosos.
Cada veículo possui 10,5 m de comprimento e capacidade para 34 pessoas sentadas e 30 em pé.
A carroceria é feita pela Mascarello (modelo Gran Via) e os chassis da Volkswagen (modelo 15.210) , com motorização Euro 6, que polui 75% menos e emite ruído menor.
A compra inicial pela Viação Guaianazes é maior: 26 ônibus com ar-condicionado zero quilômetro, sendo 13 midis e 13 convencionais.
Os veículos foram apresentados na última sexta-feira (23) pelo prefeito Gilvan Júnior e integram um pacote de R$ 200 milhões em investimentos em 200 ônibus com ar-condicionado que serão colocados no sistema de Santo André até 2028 pelas empresas que formam o Consórcio União Santo André.
A Viação Guaianazes lidera o Consórcio.
Já os primeiros convencionais devem começar a operar a partir de 1º de junho na linha I-04 (Parque Capuava x Jardim Alvorada), que será assumida pela Guaianazes.
O Diário do Transporte conversou com o empresário Danilo Fernandes na última sexta-feira, na apresentação da frota.
Fernandes disse que além da frota, a empresa vai investir também em aperfeiçoamento da limpeza e asseio dos veículos e passa a adotar uma nova filosofia de humanização de atendimento aos passageiros.
Veja no link
ENTREVISTA – DANILO FERNANDES: Viação Guaianazes expandiu atuação em Santo André (SP) com mais linhas, vai investir em tecnologias de asseio de frota e deve ampliar atendimento na cidade – OUÇA
PRIMEIROS MIDI ÔNIBUS COM AR CONDICIONADO DE SANTO ANDRÉ
(Adamo Bazani, Diário do Transporte)
Início de operação nesta segunda-feira, 26 de maio de 2025
Linha B-31 (Jardim Santo André / Shopping Atrium)
Prefixos: 01 546, 01 548 e 01 556 (midi)
Linha B-11 (Bairro Paraíso / Vila Guiomar)
Prefixos: 01 552 e 01 557 (midi)
Linha I-07 (Bairro Paraíso / Vila Lucinda)
Prefixos: 01 553 e 01 554 (midi)
Linha T-28 (Jardim Mirante / Estação Santo André)
Prefixo: 01 549 e 01 555 (midi)
Obs: Programação sujeita a alterações
OS ÔNIBUS POSSUEM
AR-CONDICIONADO: ar-condicionado com controle de temperatura e sistema que uniformiza a distribuição por todo o espaço dos passageiros;
CÂMERAS: câmeras de monitoramento para ampliar segurança nos embarques, desembarques, redução de ocorrências tanto de segurança pública como de trânsito, distribuídas em pontos estratégicos dentro do ônibus;
USB: tomadas do tipo USB para recarga de bateria de celulares e outros dispositivos móveis;
ULTRAVIOLETA: vidros escurecidos com tratamento para reduzir a incidência de raios ultravioleta do Sol;
CORREDORES AMPLOS: corredores redesenhados para facilitar a circulação interna de pessoas;
NOVOS BANCOS: bancos com ergonomia redesenhada para a nova geração de carrocerias para ampliar conforto;
INTERNET GRÁTIS: wi-fi com para acesso gratuito à internet oferecido pelo Consórcio União Santo André;
MENOS POLUIÇÃO: motorização Euro 6 em conformidade com as atuais normas de emissão de poluentes para propulsores a diesel, que podem reduzir emissões em até 75%
ACESSIBILIDADE COMPLETA: elevador central para cadeira de rodas, espaço para fixação de bancos demarcados para pessoas com dificuldade de locomoção, bancos sem divisórias para pessoas com obesidade, balaústres em relevo perto das portas para pessoas com limitação na visão; botões de sinalização de parada com inscrição em braile. Na área de cadeira de rodas, há botões que emitem um sinal diferenciado para mostrar ao motorista que a solicitação de parada foi feita por uma pessoa que vai necessitar de auxílio
Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari