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Viação Guaianazes expandiu atuação em Santo André (SP) com mais linhas, vai investir em tecnologias de asseio de frota e deve ampliar atendimento na cidade – OUÇA


Danilo Régis Fernandes, com microfone, discursa em entrega de novos ônibus. Prefeito Gilvan Júnior (ao fundo) acompanha

De acordo com diretor da empresa que lidera o Consórcio União Santo André, Danilo Régis Fernandes, companhia debate com gestão municipal melhorias de linhas. Viação adota nova filosofia

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

OUÇA:


Quem entra na garagem da Viação Guaianazes, na Av. Guaianazes, 381, Vila Homero Thon, Santo André (SP), percebe a rotina de correria. As áreas como de tráfego, manutenção, RH (Recursos Humanos), financeira e de administração geral precisam caminhar juntas para que os mais de 150 ônibus da empresa prestem serviços na cidade do ABC Paulista, uma das mais importantes do Estado.

A companhia, alvo de críticas por parte dos passageiros em diversas linhas ao longo do tempo, diz iniciar agora um ciclo de investimentos para reparar muitas das queixas e aperfeiçoar os serviços atuais.

A reportagem do Diário do Transporte ao acompanhar a chegada na garagem da Guaianazes dos primeiros ônibus com ar-condicionado na cidade, dentro de um pacote total de R$ 200 milhões desembolsados pelo Consórcio União Santo André (formado por outras duas empresas), constatou que a Viação quer adotar uma nova filosofia, que vai passar não apenas pelo investimento financeiro em frota nova, mas deve buscar melhoria do atendimento, mais do “colocar ônibus nas ruas”.

Muitos dos investimentos que a Guaianazes diz que pretende fazer vão além do que foi determinado pelo prefeito Gilvan Júnior ao Consórcio União Santo André dentro do PlaMob – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e que somam R$ 256,6 milhões em recursos das empresas de ônibus.

O Plamob prevê, entre outras ações que passam a ser obrigações das empresas, a implantação de 200 ônibus zero km com ar-condicionado até 2028 em renovação de frota, que vão totalizar cerca de R$ 200 milhões, e medidas que estão em curso ou concluídas, como a instalação de novos abrigos nos pontos de parada, reforma de atuais pontos e a modernização do aplicativo CittaMobi, com uma nova versão que não mostra mais anúncios enquanto o passageiro consulta em quanto tempo o ônibus vai passar.

A Guaianazes, entretanto, deve adotar mais medidas, como a melhoria na higienização, asseio e conservação dos veículos.

Nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025, durante a entrega dos primeiros 26 ônibus zero km com ar-condicionado, o repórter e editor do Diário do Transporte, Adamo Bazani, conversou com o diretor da Viação Guaianazes, Danilo Régis Fernandes, que revelou, por exemplo, que uma das atenções será para detalhes em limpeza e estética que, apesar de parecerem pequenos, são muito percebidos por quem usa ônibus e fazem a diferença entre o passageiro se sentir um mero usuário e um cliente, como aquele cantinho de bancos e portas que não pode ficar com sujeira acumulada, lataria (na medida do possível pela severidade das operações urbanas) estar em dia, sem riscos, arranhões, manchas e amassadinhos, vidros limpos sem manchas, etc.

Danilo Fernandes disse que a Guaianazes, por meio do gerente de manutenção Eliseu Ferraz, começa os contatos com empresas e consultores em estética automotiva e deve investir em equipamentos para lavação dos veículos.

Medidas de valorização e estímulo aos funcionários, com ações internas, também estão nos planos da empresa.

Nos últimos meses, a Viação Guaianazes ampliou o número que linhas que opera em Santo André, como ao assumir as operações da B-47 (Rodoviária/Vila Luzita) em 1º de maio de 2025.

A linha, com a empresa à frente, passou a contar com ônibus dotados de ar-condicionado. A frota também foi ampliada.

Relembre:

Em junho de 2024, a Guaianazes passou a oferecer mais uma linha ao sistema de Santo André, a S-60 (Vila Rica/Centro), que deve agora ter frota ampliada.

Relembre:

Outra linha criada no sistema de Santo André e de responsabilidade da Guaianazes é a B-31 (Jardim Santo André – Atrium Shopping).

O Diário do Transporte revelou nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025, também durante a entrega dos novos ônibus, que a Guaianazes também deve assumir as operações da linha I 04 – Parque Capuava – Jardim Alvorada, já com a frota da renovação.

Relembre:

Com mais ônibus novos e veículos mais espaçosos, a empresa deve ampliar os atendimentos em Santo André agora.

Na entrevista a Adamo Bazani, o empresário Danilo Régis Fernandes disse ainda que debate com a SATrans (Santo André Transportes), gerenciadora do sistema municipal, mudanças de linhas, atendimento, o incremento também no atendimento ao cliente,

Veja a entrevista e, abaixo, a distribuição prevista da nova frota.

 

ADAMO BAZANI: Como é feita a compra de uma nova frota para um sistema urbano? Como é a concepção desse tipo de investimento?

DANILO FERNANDES: Nós construímos todos os investimentos de mobilidade baseados nas exigências de contrato. Quando a gente encontra as dificuldades financeiras e operacionais, sentamos juntos com a SATrans, com o governo, mostramos, debatemos planilhas, debatemos também melhorias, mudanças de linha, atendimento, o incremento também no atendimento ao cliente, e daí sempre sai um denominador comum para a gente chegar no ponto que a gente chegou hoje.

ADAMO BAZANI: A Viação Guaianazes, a gente vê que está se expandindo a atuação na cidade. A empresa assumiu os serviços, por exemplo, recentemente da B-47, trouxe ônibus com ar-condicionado, provavelmente deve assumir a I-04 nos próximos dias e passou a operar novas outras linhas também. A Viação Guaianazes, ela já é líder do Consórcio União Santo André. A empresa tende a ficar com praticamente com todo o sistema da cidade?

DANILO FERNANDES: Ah, eu não posso te dizer isso. Existem outras empresas aí também, que são legítimas dentro daquilo que cumprem no contrato. O que eu posso te dizer é que, na necessidade, a Viação Guaianazes sempre vai estar aqui pronta para não deixar o munícipe sem transporte.

ADAMO BAZANI: Como está a questão do cuidado dos detalhes para o passageiro. Não só o geral básico do serviço, mas mesmo o cuidado dos detalhes para o passageiro se sentir melhor ainda. Melhorando a limpeza, melhorando o asseio dos ônibus, melhorando até mesmo a questão de reduzir riscos de lataria, etc. Esse trabalho já vai ser desenvolvido? Como vai ser?

DANILO FERNANDES:  Já começou a ser desenvolvido. Nosso gerente de manutenção, Eliseu Ferraz, já está em contato com empresas especializadas nesse tipo de serviço.

A gente sempre busca o melhor, mas a gente mora numa cidade que é uma cidade grande. A gente tem interferência de trânsito, muitos motociclistas, carros grandes, outros ônibus e acidentes acontecem. Numa frota desse tamanho é impossível você passar um dia sem ter uma pequena avaria.

E, às vezes, ainda acontecem acidentes de grande monta. Mas nós estamos estruturando uma nova equipe com empresas especializadas para a gente chegar nesse nível que Santo André merece.

Confira a distribuição dos novos ônibus nas linhas

Ouça – Entrevista com o Prefeito Gilvan Junior

Prefeito de Santo André, Gilvan Junior

O aplicativo do transporte coletivo veio até antes dos novos ônibus. Só de não ter mais anúncios, já houve aumento na demanda do app, é isso?

Sim. Nós passamos de 28 mil usuários para 38 mil usuários. Um aumento de 35%, um aumento significativo, porque hoje não tem barreira para usar o aplicativo. O app sem anúncio também contou com uma campanha para incentivar os usuários a baixarem e verificarem, por exemplo, que horas o ônibus vai passar e quando ele vai chegar ao destino final.

Já comentamos aqui na Rádio ABC e no Diário do Transporte sobre a malha defasada dos ônibus de Santo André. Prefeito, o senhor comentou que isso está em estudo, correto? Sempre cobramos a questão da linha Hospital Mário Covas/Vila Luzita, a licitação da Vila Luzita. Parece que vai haver transferências de linhas de uma empresa para outra?

A gente tem esse diálogo constante, mas o objetivo final é a melhoria do transporte público para o usuário. Dentro disso, respeitamos a autonomia do consórcio, que venceu a licitação. A Secretaria de Mobilidade Urbana faz as indicações com base nos pedidos da população e, dentro do consórcio, as empresas se ajustam para atender melhor o usuário. O que temos pedido é que cada vez mais tenhamos ônibus de qualidade, que atendam no horário certo e melhorem todo o sistema. Temos a colaboração tanto do consórcio quanto da AESA (Associação das Empresas de Transporte de Santo André) para efetivamente entregarmos um transporte de qualidade. Esse alinhamento é fundamental.

Prefeito, falando ainda de mobilidade, muita gente nos cobra aqui na Rádio ABC e no Diário do Transporte sobre as obras no Centro. As obras vão melhorar, claro, mas trazem impacto. Há como reduzir esse impacto durante a execução?

Já temos operação pela manhã. A Secretaria de Mobilidade Urbana está sempre trabalhando, mas são os principais corredores de ônibus da cidade. Isso realmente traz impacto temporário. Porém, até o comecinho de julho, essas obras estarão finalizadas. Depois disso, teremos uma melhoria permanente. Claro que há impacto, mas falta pouco.

 

Ouça – Entrevista com o Secretário de Mobilidade e Transportes Almir Cicote

Secretário de Mobilidade e Transportes, Almir Cicote

Secretário, a ausência de anúncios no app já trouxe mais usuários. Com os novos ônibus, vocês acreditam que o sistema vai ganhar ainda mais passageiros?

É no dia a dia que vamos perceber se a ação deu resultado ou não. Eu acredito que sim. É como comprar um carro novo: você já quer sair usando. A população vai querer conhecer o ônibus com ar-condicionado, wi-fi, todo esse conforto.

Então o senhor acredita que isso vai atrair mais usuários? A tecnologia e o cuidado com o usuário geram essa motivação? Infelizmente, o passageiro ainda não é tratado como cliente.

Eles começaram a perceber que tanto a prefeitura quanto a empresa estão olhando para eles de outra forma. Isso se espalha para a família, o bairro.

Ouça – Entrevista com o diretor da Viação Guaianazes Danilo Fernandes

Diretor da Viação Guaianazes, Danilo Fernandes

Danilo, como funciona o investimento em mobilidade feito pela empresa?Nós construímos todos os investimentos com base nas exigências contratuais. Quando encontramos dificuldades financeiras, sentamos com a SATrans e com o Governo, debatemos planilhas, melhorias, mudanças de linha, incremento no atendimento ao cliente. Sempre buscamos um denominador comum, e foi assim que chegamos até aqui.

A Viação Guaianazes tem expandido. Assumiu, por exemplo, a B-47 com ônibus com ar-condicionado. Deve assumir a I-04 e talvez outras. A empresa vai assumir praticamente todo o sistema de Santo André?

Não posso afirmar isso. Existem outras empresas que também cumprem suas obrigações contratuais. O que posso dizer é que, na necessidade, a Guaianazes estará pronta para não deixar o munícipe sem transporte.

Acompanhamos, inclusive, com o Eliseu da manutenção, a chegada dos primeiros ônibus. A Guaianazes também vai aperfeiçoar os cuidados com os detalhes para o passageiro?

Sim, esse trabalho já começou. Nosso gerente de manutenção, Eliseu, está em contato com empresas especializadas nesse tipo de serviço. Buscamos sempre o melhor. Em uma cidade grande, com muito trânsito, acidentes acontecem. Numa frota desse tamanho, é impossível não ter alguma avaria. Mas estamos estruturando uma nova equipe para cuidar desses detalhes.

Confira mais fotos dos novos veículos

Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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