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Viação Guaianazes, Mascarello / Mercedes-Benz


Como anunciou o Diário do Transporte, são 25 unidades. Empresa já havia trazido outros coletivos 0 km, mas de linhas de financiamento diferentes e com outra marca de chassis

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A cidade de Santo André, no ABC Paulista, começou a receber nesta segunda-feira, 25 de agosto de 2025, os ônibus 0 km financiados por meio do Refrota, linha de financiamento do Governo Federal que integra a atuação fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

A linha financiou para esta frota, R$ 19 milhões, com a necessidade de contrapartidas pela companhia de transportes.

Ao todo são 25 ônibus de tamanho convencional comprados pela Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André, de linhas municipais. Os novos coletivos integram o pacote PromobI, de modernização de mobilidade de Santo André, anunciado pelo prefeito Gilvan Ferreira em 11 de abril de 2025 e noticiado pelo Diário do Transporte. Os investimentos, após acordo entre a gestão municipal e as empresas do Consórcio União Santo André, são de R$ 256,42 milhões até o fim de 2028, dos quais cerca de R$ 200 milhões, para ônibus zero km. O restante inclui outras medidas como renovação da tecnologia do aplicativo que mostra a previsão em tempo real de quando cada coletivo vai passar pelos pontos, que já foi concluída e, agora, não possui anúncios; e a instalação de 75 novos abrigos de pontos de parada e reformas de outros 300, que estão em andamento, quase em fase final

Relembre:

O gerente de manutenção da empresa, Eliseu Ferraz, contou ao Diário do Transporte que os veículos possuem itens de conforto, e segurança como ar-condicionado; tomadas USB para recarga de celulares; wi-fi; elevadores mais modernos com sistema anti tranco para pessoas em cadeiras de rodas; corredores com desenho que permitem maior espaço de circulação interna; vidros com tratamento contra raios-ultravioleta do sol; e câmeras de monitoramento. Os ônibus ainda seguem os atuais padrões de tecnologia Euro 6 para motores a diesel, que reduzem em 75% o nível de emissões, uma das exigências do Refrota. A capacidade de cada veículo é para 74 passageiros, com 44 assentos e 30 pessoas em pé. A carroceria tem 13,2 m de comprimento

“Estamos muito felizes em apresentar esse novo ônibus, equipado com ar-condicionado, salão ampliado; acessibilidade para todos e tecnologia moderna nos vidros que garante mais segurança e proteção. É um grande avanço para melhor atender os nossos passageiros; trazendo mais conforto, pontualidade e tranquilidade em cada trajeto. Esse é o nosso compromisso com todos que confiam na Viação Guaianazes de Transportes. explicou.

Estes coletivos chegam gradativamente à garagem e já recebem os ajustes finais para a operação, como instalação dos validadores. Depois, serão vistoriados pelo órgão gestor da prefeitura, a SATrans (Santo André Transportes) para a liberação aos serviços.

O Diário do Transporte noticiou em primeira-mão no dia 11 de junho de 2025.

Relembre:

Os veículos possuem carrocerias Mascarello Gran Via e chassis Mercedes-Benz OF-1721 – Bluetec 6 (Euro 6). É o mesmo modelo de carrocerias dos 26 ônibus 0 km já entregues pela Guaianazes em 2025, dos quais 13 midis (micrões) e 13 convencionais; mas os que já operam, possuem chassis Volkswagen. Todos, porém, seguem os padrões Euro 6 de redução de poluentes. Os midi Volkswagen são modelo de chassis 15.210 e os convencionais, 17.230.

O tipo midi possui 10,5 m de comprimento com 34 assentos e 28 pessoas em pé, num total de 62 lugares. Já o convencional de 13,2 m de comprimento para 74 pessoas, das quais, 44 sentadas e 30 em pé.

HISTÓRIA DE RENOVAÇÃO (NÃO SÓ DE FROTA, MAS DE VIDA):

A reportagem também mostrou dia 14 de junho de 2025 que, além de ser uma renovação de frota que deve melhorar os transportes da cidade, esta aquisição de ônibus novos também representou uma história humana de fé, superação e paixão pelos transportes: a de Wagner Carvalho da Silva, gerente operacional da Viação Guaianazes, profissional que atua há cinco décadas nos transportes do ABC, passando por empresas que marcaram a vida dos moradores da região, como a Viação Padroeira do Brasil, que não existe mais, porém, era muito querida entre a população e lembrada com saudade e nostalgia.  O gestor é conhecido como “Patrimônio Vivo do Transporte no ABC”

É que todo o rigoroso processo exigido pelo Governo Federal para o Refrota foi feito, com atuação fundamental de Wagner, durante sua luta pela saúde. O profissional conseguiu superar e vencer em abril um complexo transplante não de um, mas dos rins. Para quem ama a vida e os transportes, como ele, a vinda da frota neste momento é como se fosse um presente.

Wagner começou no setor em 1976, na Viação Humaitá, empresa que deu origem à Guaianazes.

Relembre (e se emocione), acessando este link:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



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