Publicado em: 2 de setembro de 2025
Companhia prossegue com plano de renovação de frota e novas unidades devem ser inseridas nas linhas em cronograma de mais ônibus 0 km
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
Neste dia 1º de setembro de 2025, a Viação Ouro e Prata, com sede no Rio Grande do Sul, completou 86 anos.
Ao lado de companhias como Autoviação Catarinense, São Bento (de Curitiba), Viação Cometa, Gontijo, entre outras, é uma das mais antigas empresas de ônibus em operação no País, mantendo a mesma marca.
Para a data, a empresa fez comemorações junto a funcionários e anunciou promoções de descontos de passagens.
A Ouro e Prata tem origem em 1º de setembro de 1939, por Willy Fleck e Raimundo Fleck, que criaram a empresa Crissiumal, em meio às tensões que a Segunda Guerra Mundial provocava em todo o Planeta, mas o Brasil não poderia parar. Era época de expansão das áreas urbanas no País e integrar diferentes regiões fazia parte deste processo.
Por isso que nos anos 1940 surgem as principais e maiores empresas rodoviárias do Brasil.
Em 1948, o nome Crissiumal é mudado para Ouro e Prata.
O crescimento foi gradativo, com atuação ainda dentro do Rio Grande do Sul apenas.
Foi somente em 1990, que surgiu a oportunidade de expandir a atuação para outras partes do País. Neste ano, a Ouro e Prata passa a operar sua primeira linha interestadual entre Porto Alegre (RS) a Canarana (MT), com mais de 2,5 mil km de extensão.
Segundo a empresa, ser tradicional não significa se prender ao passado. Pelo contrário. Um dos lemas que a direção da Ouro e Prata passa para o mercado rodoviário de transportes, para os passageiros e para os funcionários é que as experiências ao longo da história não podem ser esquecidas e servem como base para novos investimentos e pioneirismo: Tradição é um dos pilares da inovação.
Além de investir em novas tecnologias, como um sistema que promete garantir a conectividade em toda viagem, inclusive em locais sem sinal de celular (OPConecta), de rastreamento de viagem e, também de relacionamento e fidelização dos passageiros, a empresa diz manter um cronograma rígido de renovação da frota de ônibus.
Como mostrou o Diário do Transporte, em abril de 2025, a companhia anunciou a conclusão de um dos ciclos de renovação do ano, com 50 novos ônibus de carroceria Marcopolo. Entre os veículos adquiridos, estão onze unidades do modelo Paradiso 1800 DD G8, 37 unidades do Paradiso 1600 LD G8 e duas unidades do Paradiso 1200 G8, para linhas rodoviárias nacionais.
Relembre:
A Ouro e Prata é uma das mais tradicionais frotistas da marca Marcopolo ao longo de décadas, como mostram as imagens históricas desta reportagem.
A companhia prossegue com plano de renovação de frota e novas unidades devem ser inseridas nas linhas em cronograma de mais ônibus 0 km.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira