Publicado em: 31 de outubro de 2025

Ao todo, 38 novos ônibus, quatro micro-ônibus e cinco vans serão incorporados à operação. Todos os veículos são equipados com motores Euro 6
YURI SENA
O transporte coletivo de Itaúna passa por uma renovação completa com a chegada dos novos ônibus que compõem a frota da Viação Pedra Negra, atual concessionária do serviço no município.
O primeiro veículo foi apresentado na fábrica da Marcopolo, em São Mateus (ES), e marca o início de um processo de modernização voltado a conforto, segurança e sustentabilidade.
Ao todo, 38 novos ônibus, quatro micro-ônibus e cinco vans serão incorporados à operação. Todos os veículos são equipados com motores Euro 6 — padrão mais recente de controle de emissões — e foram projetados para oferecer eficiência operacional e acessibilidade, além de reduzir o impacto ambiental do transporte urbano.
Os novos coletivos, modelo Marcopolo Torino com chassi 1619, contam com ar-condicionado, três portas, elevador central para pessoas com mobilidade reduzida, janelas panorâmicas e vidros escurecidos. Também dispõem de itinerários eletrônicos, câmeras traseiras, assentos estofados e sistemas de ventilação aprimorados.

A identidade visual dos veículos destaca o brasão do município nas laterais, e a tecnologia embarcada inclui bilhetagem eletrônica e telemetria, permitindo maior controle da operação e manutenção.
As próximas unidades da frota estão em fase final de produção nas fábricas da Marcopolo em São Mateus (ES) e Caxias do Sul (RS). Com a entrega dos novos veículos, Itaúna avança na modernização do transporte coletivo, incorporando tecnologias voltadas à eficiência e ao bem-estar dos passageiros.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte


