25.9 C
Rondonópolis
quarta-feira, 10 dezembro - 19:14
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesViação Pirajuçara, da Grande SP, e Viva Transporte, de Pindamonhangaba, recebem R$...

Viação Pirajuçara, da Grande SP, e Viva Transporte, de Pindamonhangaba, recebem R$ 40,8 milhões para renovar frotas com recursos do FGTS


Com a inclusão da Viação Campos Gerais, de Ponta Grossa (PR), o total liberado pelo Ministério das Cidades chega a R$ 67,6 milhões no subeixo Renovação de Frota do Novo PAC

ALEXANDRE PELEGI

O Ministério das Cidades publicou nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, três portarias que oficializam novas seleções do Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana, subeixo Renovação de Frota, voltado ao setor privado.

As Portarias MCID nº 1.343, nº 1.345 e nº 1.346 selecionam empresas de São Paulo e do Paraná para financiar a aquisição de novos ônibus urbanos com recursos do FGTS, por meio da linha Pró-Transporte.

As liberações somam R$ 67.649.614,00, sendo R$ 40.801.531,00 destinados às duas empresas paulistas — Viação Pirajuçara Ltda. e Viva Transporte Coletivo Ltda.

Todas as operações têm como agente financeiro o Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A.

Empresas selecionadas:

Portaria MCID nº 1.343 – Viação Pirajuçara 

  • Municípios atendidos: Embu das Artes, Taboão da Serra, São Paulo e Osasco (SP)
  • Objeto: Aquisição de ônibus urbanos
  • Valor do financiamento: R$ 24.651.531,00

Portaria MCID nº 1.345 – Viva Transporte Coletivo Ltda.

  • Município: Pindamonhangaba (SP)
  • Objeto: Aquisição de ônibus urbanos
  • Valor do financiamento: R$ 16.150.000,00

Portaria MCID nº 1.346 – Viação Campos Gerais Ltda.

  • Município: Ponta Grossa (PR)
  • Objeto: Aquisição de ônibus urbanos
  • Valor do financiamento: R$ 26.848.083,00

Como funciona a seleção de propostas do Novo PAC – Renovação de Frota com recursos do FGTS

O subeixo Renovação de Frota, integrante do eixo Mobilidade Urbana do Novo PAC, utiliza recursos do FGTS via linha Pró-Transporte.

A seleção ocorre em etapas:

  1. Operadoras privadas apresentam propostas ao Ministério das Cidades para renovação de suas frotas.
  2. O MCID realiza análise técnica de viabilidade, enquadramento legal, impacto no transporte coletivo e capacidade de execução.
  3. Aquelas que atendem aos requisitos são selecionadas e divulgadas em portaria, como nos atos 1.343, 1.345 e 1.346.
  4. O financiamento é contratado junto a um agente financeiro habilitado do FGTS, que libera os recursos para aquisição dos veículos.
  5. O objetivo é reduzir a idade média das frotas urbanas, ampliar eficiência operacional e melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

O modelo permite que empresas privadas tenham acesso a crédito de longo prazo com condições diferenciadas, reforçando a capacidade de investimento em um setor marcado por dificuldades financeiras estruturais.

Impacto no transporte público

Somando os três financiamentos, são R$ 67,6 milhões para renovação de frotas em municípios de SP e PR. Os recursos devem se traduzir em:

  • Ônibus mais novos e eficientes;
  • Redução de emissões e menor custo de manutenção;
  • Mais confiabilidade operacional;
  • Melhoria direta na experiência do passageiro.

As portarias entram em vigor na data de sua publicação.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments