Publicado em: 15 de julho de 2025
Veículo 100% elétrico rodará por 30 dias na cidade mineira
ALEXANDRE PELEGI
A Viação Sorriso de Minas iniciou testes com o ônibus 100% elétrico BYD D9W em Uberlândia (MG). O veículo vai operar em condições reais de alta demanda por um período de 30 dias. A Viação Sorriso de Minas já possui experiência com modelos BYD, operando-os na cidade de Curitiba (PR).
O BYD D9W é um ônibus projetado para a mobilidade urbana sustentável, medindo 12,98 metros de comprimento e apresentando piso baixo, características que promovem conforto e acessibilidade. Sua autonomia chega a até 250 km, permitindo que opere durante todo o dia sem a necessidade de recargas intermediárias, com o carregamento das baterias ocorrendo apenas ao final da jornada. Além de ser silencioso e de zero emissão de poluentes, o veículo possui carroceria modelo Padron Caio com 4 portas e chassi D9W. Com capacidade para até 80 passageiros, ele incorpora o conceito Low Entry, que elimina degraus para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, além de contar com suspensão pneumática ajustável e freios regenerativos, que reaproveitam a energia durante as frenagens, tornando-o uma solução moderna e inclusiva.
Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, destacou a importância do investimento: “A Viação Sorriso aposta nos diferenciais do BYD D9W para uma cidade em crescimento, com uma frota mais moderna e sustentável. Todos ganham em qualidade e a BYD mais uma vez mostra na prática que tem escala para apoiar os centros urbanos na transição para um transporte mais limpo”.
A BYD, líder global em carros movidos a nova energia, atua no Brasil há mais de 10 anos, e tem investido no futuro do transporte elétrico desde 2014. A empresa mantém uma unidade de montagem de chassis de ônibus em Campinas (SP) e uma fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio em Manaus (AM), atendendo ao mercado nacional. Globalmente, a BYD afirma atuar para contribuir com a redução de 1°C na temperatura média do planeta, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU.
No setor de ônibus elétricos, a BYD detém 56% de participação de mercado, de acordo com a Fenabrave. O crescimento das vendas no setor no Brasil foi notável, com um aumento de 923% no primeiro bimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa já entregou mais de 350 ônibus elétricos no país, e cada um desses veículos evita a emissão de aproximadamente 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores. Os ônibus elétricos da BYD também possuem uma vida útil superior, podendo operar por até 15 anos, enquanto a média dos ônibus a diesel é de 10 anos.
Além de ônibus, a BYD também se destaca na produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia no Brasil. Em 2024, a empresa iniciou a construção do Complexo de Camaçari (BA), que será o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD também é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). A empresa reforça sua missão de diminuir a temperatura da Terra em 1ºC, sendo pioneira na transição para uma economia de baixo carbono e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.