37.1 C
Rondonópolis
quarta-feira, 5 novembro - 15:39
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesViajamos no “El Más Potente” até uma mina no pé das Cordilheiras...

Viajamos no “El Más Potente” até uma mina no pé das Cordilheiras no Chile. Acompanhe


Ônibus de alto padrão é preparado para ao mesmo tempo transpor trajetos severos, mas com nível de conforto que faz os passageiros se sentirem num Oásis sobre rodas

ADAMO BAZANI

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

Esse ônibus é tão forte e robusto que subidas íngremes passam quase desapercebidas dos passageiros, a não ser pela paisagem fenomenal.

O conforto é tão grande que parece um carro de luxo…quase sem ruído, pouca trepidação e um requinte.

Estamos falando de um ônibus de rotas rodoviárias regulares de alta demanda? Poderia ser, mas este modelo transporta trabalhadores de mineração, chega a áreas de exploração, enfrenta montanhas, áreas secas com extremo calor e geleiras.

Tudo num mesmo trajeto e o passageiro, independentemente do local onde este ônibus está, se sente da mesma forma…dentro de um Oásis sobre rodas. Foi nossa sensação…

E com um detalhe, o motorista guiou o ônibus sem quase colocar os pés nos freios…o modelo freia sozinho ao detectar qualquer obstáculo à frente…mas foi tudo muito suave. Nem deu medo.

A velocidade foi pré programada. Tudo foi em modo de cruzeiro.

No painel dava para acompanhar também a velocidade exata em que estava o veículo à frente…o sensor do ônibus conseguia fazer esse cálculo.

Trata-se do Mercedes-Benz O500 “apelidado” de “El Más Potente”, ônibus concebido para trajetos difíceis a partir da base do ônibus rodoviário O500, já tradicional no mercado brasileiro e em toda a América Latina, líder do segmento na região.

O Diário do Transporte está no Chile e a convite da Mercedes-Benz viajou nesta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, num trajeto de cerca de três horas entre Santiago e o distrito de Coya, aos pés das Cordilheiras dos Andes.

O ônibus já está na atual geração de motores menos poluentes Euro 6, mas também pode ser encontrado em Euro 3 e Euro 5 onde as legislações permitem.

O trajeto foi num veículo disponibilizado para a reportagem pela Black Line Yanguas, que faz trajetos turísticos.

O veículo foi um carroceria Irizar i6S, de 14,5 m com três eixos (no Chile é permitida essa configuração), semileito com poltronas de couro, ar-condicionado, carregadores USB, sanitário, geladeira, cafeteira, luzes individuais entre outros itens de conforto.

O modelo do chassi, ainda com a tecnologia Euro 5, é o O500 RS 2448.

Um dos destaques que explicam essa potência toda é que entre as características está a relação que permite alto torque em baixas rotações.

Em 1100 rpm (rotações por minuto), o veículo opera em sua faixa ideal.

O leitor deve se lembrar que nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025, o gerente de vendas e marketing para a América Latina da Mercedes-Benz, Augusto França, conversou com o Diário do Transporte.

Na atual versão Euro 6, o ônibus está com novos sistemas automáticos de segurança e aguenta agora uma carga maior. A capacidade foi ampliada em uma tonelada, passando para 20 toneladas na versão dois eixos (4×2) e 25 toneladas na de três eixos (6×2).

Os ônibus chegam ao mercado com as seguintes denominações: O novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).

O novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 conta com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva.

Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Relembre:

Mercedes-Benz vende 100 unidades da nova geração de ônibus com maior potência (El Más Potente) a partir do Brasil

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments