20.7 C
Rondonópolis
segunda-feira, 28 julho - 04:46
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesViaMobilidade conclui etapa de inspeção técnica em mais de 170 quilômetros de...

ViaMobilidade conclui etapa de inspeção técnica em mais de 170 quilômetros de trilhos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em julho


Agentes de manutenção verificaram a integridade dos trilhos, dormentes, juntas, fixações, sistemas de sinalização e demais componentes da via permanente

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A equipe de manutenção de via permanente da ViaMobilidade concluiu, neste mês de julho, mais uma operação de inspeção técnica em 174 quilômetros de vias férreas ao longo das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Desde o início da concessão, em 2022, a concessionária já inspecionou o trecho cerca de 18 vezes, verificando mais de dois mil quilômetros de trilhos das linhas que transportam quase 900 mil clientes por dia. As ações foram realizadas em trechos estratégicos das linhas.

Os agentes de manutenção da ViaMobilidade utilizaram técnicas especializadas e métodos criteriosos de avaliação, como verificação da integridade dos trilhos, dormentes, juntas, fixações, sistemas de sinalização e demais componentes da via permanente. As inspeções são feitas fora do período de operação, com equipes que percorrem os trilhos a pé, verificando também a geometria da via. Caso sejam identificadas falhas ou avarias, os reparos são realizados de forma imediata. A iniciativa faz parte do plano contínuo de manutenção preventiva da concessionária.

“Essas inspeções são fundamentais para antecipar falhas e garantir um transporte eficiente. Temos o compromisso diário com a segurança e a qualidade do serviço prestado à população. As inspeções são parte essencial desse cuidado, pois nos permitem agir de forma preventiva e garantir que os passageiros tenham uma viagem tranquila e confiável”, afirma Andre Costa, diretor ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.

A maioria das análises é realizada pelo próprio time de manutenção da ViaMobilidade e, em apenas um fim de semana, os técnicos chegaram a trocar, em média, cerca de 800 metros de trilhos, por inspeção. A ação integra o plano de modernização da concessionária, que prevê investimentos de R$ 1,03 bilhão em infraestrutura e melhorias operacionais ao longo de 2025.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments